A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Campo Grande e senador eleito em 2018, Nelson Trad Filho, por improbidade administrativa.
A acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) é de propaganda pessoal em obras públicas, por meio de totens numerados, nome e ano do mandato como chefe do Executivo Municipal.
No entendimento do magistrado, o ex-prefeito teria realizado promoção pessoal, à custa do dinheiro público, ligando-se diretamente com o feito de obras públicas as quais foram executadas por todo o conjunto do Município de Campo Grande e da União. Tal fato fere o princípio da Administração Pública de impessoalidade e moralidade administrativa.
Ainda segundo a Justiça Federal, a “gravidade da violação ao postulado constitucional da impessoalidade, com afronta à moralidade administrativa, além do provável efeito benéfico nas eleições passadas e futuras, são suficientes para compreensão de que a conduta praticada pelo réu é reprovável”.
Na ação ajuizada, o MPF cita quatro obras financiadas com recursos da União e que levam o o nome de Nelson Trad Filho. Segundo a imprensa local, mais de 1.500 totens teriam sido fixados pelo ex-prefeito durante sua gestão, entre 2005 e 2012, em toda a capital.
O ex-prefeito deverá ressarcir o Município de Campo Grande com a quantia utilizada para produção dos totens, valor a ser revisado mediante juros e correção, além de pagar multa, em favor da União e do Município, em montante equivalente a oito vezes a remuneração por ele recebida no ano de 2012.
A equipe do Correio do Estado entrou em contato com Trad Filho, mas, não conseguiu contato até o momento.
*Com informações da Assessoria do Ministério Público Federal