O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito policial para que à Delegacia de Polícia Civil de Miranda investigue o atropelamento de duas crianças indígenas ocorriodo na última terça-feira (13), na estrada que dá acesso à aldeia Mãe Terra, localizada na terra indígena Cachoeirinha, em Miranda. De acordo com o MPF, as duas meninas, de 7 e 9 anos, trafegavam de bicicleta pela estrada quando foram atropeladas por uma camionete. O condutor fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.
Ainda segundo o Ministério Público, no dia seguinte ao atropelamento das crianças, o advogado do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) foi até a delegacia da região e o policial se negou a registrar o boletim de ocorrência. O servidor justificou que não poderia registrar o fato porque as vítimas não souberam indicar quem seria o motorista ou a placa do veículo que as atropelaram.
O caso também foi encaminhado para o Ministério Público Estadual para outras providências.
ATROPELAMENTO
Duas meninas da etnia Kinikinau, estavam andando de bicicleta próximo à estrada que liga Miranda à Cerâmica, em frente a Terra Indígena, quando ambas foram atingidas por uma caminhonete branca.
Lideranças indígenas e um representante local da Fundação Nacional do Índio (Funai) encaminharam as vítimas para o Hospital Regional de Miranda. Elas tiveram ferimentos no rosto, braços e pernas e não correm risco de morte.
Segundo o representante da Funai, que preferiu não ser identificado, há suspeita que o crime tenha sido cometido por um fazendeiro da região, que fugiu sem prestar socorro. Ainda conforme o representante, um relatório sobre o caso de violência será feito pela Funai.