Cidades

BONITO MS

Blairo Maggi defende que situação no rio da Prata foi pontual

Ministro disse que Brasil tem uma das melhores legislações ambientais

Aline Oliveira

12/12/2018 - 16h30

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, comentou durante entrevista realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília (DF), que o caso do avanço da lama nas águas dos rios de Bonito e Jardim foi uma decorrência  pontual provocada por excesso de chuvas. 

"O que aconteceu em Bonito não é fato que aconteça todos os dias. Uma chuva muito forte fez com que as curvas de nível e os terraços não suportassem o volume da água e acabaram indo com a enxurrada para o rio. É uma situação que acontece quando se tem registro de chuvas com 140 a 160 milímetros ", argumentou.

De acordo com Maggi, o Brasil conta com uma das melhores legislações ambientais do mundo, contribuindo para preservação das margens de rios e reservas legais.

"A lei ambiental brasileira é o filtro de preservação dos nossos rios. Tanto que temos estudos que comprovam a melhoria de algumas localidades, como as Cataratas do Iguaçu, por exemplo", destaca.

TURVAMENTO DAS ÁGUAS

O turvamento das águas do rio da Prata aconteceu na primeira quinzena de novembro e causou preocupação para moradores e empresários do setor turístico de Bonito.

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul)  realizou uma fiscalização e notificou duas propriedades rurais, por realizarem manejo de solo sem construção de curvas de nível. 

Diante das fortes chuvas registradas, os sedimentos e a terra revolvida foram carregados para o curso d'água provocando o escurecimento das águas cristalinas.

Conforme informado pelo instituto, foram realizadas imagens aéreas que subsidiaram medidas para prevenir que a lama escorra novamente para as margens do rio.

Na terça-feira (11) foi realizada uma audiência pública para debater medidas concretas de preservação de nascentes, áreas alagadas e toda extensão dos rios, independente do setor, produtivo ou turístico. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).