Cidades

DETERMINOU

Justiça Eleitoral imprime título em novo papel em MS

Novo documento deverá sair em papel A4

Redação

08/02/2019 - 13h46

A Justiça Eleitoral, passou a imprimir o título de eleitor em novo formato e papel em Mato Grosso do Sul, seguindo uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme a ordem, a impressão agora deverá ser realizada em papel A4, no entanto, a mudança está sendo implantada de forma gradativa pelas Zonas Eleitorais do Estado.

A justificativa para mudança, conforme o TSE, visa redução de gastos. Além disso, as impressoras que fazem a impressão do título tradicional são antigas e de difícil manutenção e, com a alteração, impressoras comuns poderão executar o serviço.

No momento, apenas municípios que realizaram o cadastramento biométrico, chamada revisão do eleitorado, estão fazendo a impressão no novo formato. 

Os locais que não passaram pela revisão, e também não passarão em 2019, devem começar a imprimir os títulos no novo modelo quando esgotarem os respectivos estoques de formulários.

E-TÍTULO 

O e-Título, é um aplicativo móvel, para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor, cadastradas na Justiça Eleitoral. 

Conforme o órgão, o aplicativo, apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).