Cidades

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Em três anos, pedidos de medidas protetivas aumentam 56% em MS

Diariamente, 20 vítimas procuram a Justiça

Aline Oliveira

25/02/2019 - 05h00

Os pedidos de medidas protetivas aumentaram 56% em Mato Grosso do Sul, nos últimos três anos. O mecanismo é aplicado após a denúncia de agressão feita pela vítima na delegacia de polícia, cabendo ao juiz determinar a execução em até 48 horas após o recebimento do pedido da vítima ou do Ministério Público.

No Estado, cerca de 20 mulheres procuram a Justiça por dia em busca desta alternativa, e o número vem crescendo.

Enquanto em 2015 foram 5.684 registros, em 2016 esse número subiu para 7.152, em 2017, para 8.489, e em 2018 saltou para 8.896. 

“É um mecanismo que assegura que toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goze dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana e tenha oportunidades e facilidades para viver sem violência, com a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. No geral, funciona e, o mais importante, salva vidas”, explica a juíza Jaqueline Machado.

A medida pode ser estendida para toda a família e deve ser pedida no momento do registro do boletim de ocorrência. Se concedida, fica proibida a aproximação entre vítima e agressor, qualquer tipo de contato, inclusive por redes sociais. Se morarem juntos, a decisão inclui o afastamento do lar, e se tiverem filhos, a suspensão das visitas. Se a medida for descumprida, deve ser comunicado à polícia, pois cabe pedido de prisão preventiva, que é feita em flagrante e sem direito à fiança.

Conforme a juíza, somente em Campo Grande, há pouco mais de três mil medidas protetivas em vigor. “Geralmente a gente fixa uma distância de 300 metros, mas isso pode variar de uma vítima para outra. É importante ressaltar que objetivo não é prejudicar o agressor, é sim para que a vítima seja protegida”, explica.

Vítima de violência, uma publicitária de 25 anos, que pediu para não ser identificada, diz que só se livrou das agressões do parceiro após a concessão da medida. Ela conviveu com o homem por dois anos e meio, com quem teve um filho. Por conta da agressividade dele quando estava sob efeito de drogas, a mulher resolveu voltar para a casa da mãe.

Após a atitude, o agressor chegou a invadir o condomínio onde a ex morava. “Disse que se o porteiro encostasse nele, ele voltava e matava. Ele sentou na janela e começou a falar ‘eu vou ficar aqui, eu vou fazer da sua vida um inferno’. Eu acionei a polícia e ele acabou preso, graças a essa medida”, relata.

CASA DA MULHER

O aumento no número de pedidos de medida protetiva pode estar relacionado ao início da operação da Casa da Mulher Brasileira.  A Casa funciona há quatro anos e durante este período foram concedidas 13.056 medidas. “Na Casa, nós temos a  Vara de Medidas Protetivas e em questão de poucas horas após ela ser requerida pela autoridade policial, ela é expedida pela autoridade judicial”, explicou a subsecretária de politícas para mulheres da prefeitura, Carla Stephanini.

A Casa conta ainda com equipe que fica 24h de plantão, somente para atender mulheres, caso o agressor quebre a medida protetiva. “A Patrulha é responsável pelo monitoramento da medida . Ela faz a fiscalização da medida para que a mulher não seja importunada. Caso haja quebra de medida, a vítima pode acionar a patrulha  e autor pode ser preso”, explica a subsecretária.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).