Cidades

FOLIA

Mais de mil pessoas prestigiam 1º dia de desfile das escolas de samba

Escola mirim Herdeiros do Samba abriu a noite

Bruna Aquino

05/03/2019 - 07h15

Com as arquibancadas e espaços arredores cheios ainda no começo da festa, o considerado Carnaval da Família, reuniu mais de mil pessoas no primeiro dia de desfiles das escolas de samba de Campo Grande na noite desta segunda-feira (4) na Praça do Papa. Desfilaram na avenida, as escolas os Herdeiros do Samba, Unidos do Aero Rancho, Cinderela Tradição José Abrão, e Unidos do São Francisco.

Mesmo com a estrutura simples, a vontade de fazer bonito das crianças e adolescentes da escola Herdeiros do Samba chamou a atenção do público.  Abrindo o Carnaval desde ano, os carnavalescos que tiveram apenas quatro meses de preparação apresentaram o tema “Amai-vos uns aos outros” com três pequenos carros alegóricos em três alas, todas, em homenagem a pessoas que ajudaram umas às outras em tragédias no Brasil, no caso de Brumadinho (MG) e também homenageando organizações como a das Nações Unidas (ONU).  

Tamanho esforço é visto por Fátima da Luz, 65 anos, presidente da escola fundada há 11 anos, como um incentivo a cultura do samba. “O Estado é puxado para o sertanejo, mas tem que goste do samba, então o objetivo é incentivar a nossa base que são as crianças”, disse.

A dona de casa Laura Eliza, de 32 anos, levou a filha de 8 anos para assistir a festa. “Eu gosto muito e como moro na região, acho mais próximo da minha casa e mais seguro para trazer a minha filha. É importante mostrar para ela a cultura do Carnaval, vamos assistir todas as escolas e amanhã estamos de volta para o segundo dia”, contou.

A Unidos do Aero Rancho, segunda escola a se apresentar trouxe a Bahia para Campo Grande. Com o enredo “A Bahia no meu Centro Oeste, criou raízes, mas não modificou. Bahia dos meus santos, meu amor, Bahia de São Salvador, em homenagem a cidade da alegria a escola apostou nas cores marcantes e em cinco carros temáticos, dentre eles, representando os negros e a catedral basílica de Salvador. Desfilaram na avenida, sete alas, com a tradicional das Baianas e do Olodum movimento regional da cidade.

De acordo com o mestre de bateria da Unidos do Aero Rancho, Kassio Brasil, 40 anos, foram seis meses de preparação e em torno de 300 pessoas envolvidas para entrarem hoje na avenida, mas não deixou de pontuar que os desafios são grandes. “È bastante trabalho, mas aqui as escolas precisam ser valorizadas e precisam de um investimento melhor para fazer um bom Carnaval assim como em Corumbá”, pontuou.

O estudante de Jornalismo Jefferson Vasquez todo ano acompanha o desfile e acredita que o que vale é o esforço e a simplicidade. “Eu levo muito a sério o Carnaval daqui, por mais que seja simples, cada esforço das escolas que trabalham meses deve ser reconhecido e não é só em Corumbá que o Carnaval é bom, aqui na nossa Capital também tem pessoas muito talentosas também”, disse.

A escola Cinderela Tradição neste ano decidiu fazer a melhor homenagem de todas. A do seu presidente, Gilberto Carlos Correa Lopes, que morreu há dois anos. Emocionada, a carnavalesca Vanessa Miranda Lopes, filha do presidente, disse que o desfile vai trazer as lembranças do pai que dedicou anos da vida para o Carnaval. Foram cinco meses de preparação e mais de 200 pessoas envolvidas para levar com orgulho a história de Gilberto. "Fantasia de reinado virou reino de fantasia, bate palma minha gente, foi herança do mestre Goinha, 'Grêmio Recreativo Cinderela, alô José Abrão, a batucada que hoje rola ai é tudo cria  do Gilbertão", foi o enredo que narrou o desfile da Cinderela Tradição. 

A última do desfile, foi a Unidos do São Francisco que mostrou a natureza e os sérios problemas ambientais como o desmatamento. Com o enredo "salve a mãe natureza, água da cachoeira deixa molhar, a motosserra destruiu o que a mãe natureza criou, save meus bichos, São Francisco anunciou" a escola levou para a avenida as cores da terra, do verde dos rios, um cenário de protesto mais também a conscientização para o mundo de que é preciso preservar mais a natureza. 
 

COMISSÃO DE JURADOS

De acordo com o presidente da Liga das Entidades Carnavalesca de Campo Grande (Lienca), Eduardo Neto, ao todo são 27 jurados que irão julgar nove quesitos, sendo 3 jurados para cada quesito apresentado pelas escolas de samba avaliadas.

SEGURANÇA

Ao redor da praça do papa, cerca de 70 policiais militares, entre Batalhão de Choque e trânsito estiveram no evento para garantir a tranquilidade do evento. Guardas Municipais e empresa privada de segurança também deram reforço na segurança.

A FESTA CONTINUA

Na terça (5), a Unidos do Cruzeiro, Catedráticos do Samba, Deixa Falar, Igrejinha e Vila Carvalho se apresentam na passarela do samba a partir das 20h.

 

Matéria editada às 8h para acréscimo de informações.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).