Cidades

TEMPO

Outono começa hoje e previsão é de frio na casa dos 3ºC

Na estação pré-inverno, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas

Depois de um verão intenso, com  calor de 38ºC, é hora de tirar os casacos do armário. Começa nesta quarta-feira (20), às 17h58, o outono. Na estação pré-inverno, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. Além disso, o clima é mais ameno durante o dia e as temperaturas caem bastante à noite. A previsão é de que as temperaturas fiquem entre 31ºC e 3ºC.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a explicação para a diferença entre mínimas e máximas é porque nas regiões Norte e Nordeste do Estado, as temperaturas continuarão em alta. Já nas regiões Centro e Sul, a mínima pode ficar abaixo dos 8ºC, a partir do avanço das massas de ar polares.

A partir da metade da estação, as regiões Sudoeste e Oeste podem sentir temperaturas bastante reduzidas, abaixo dos 10ºC. Nas regiões Leste e Sudeste, temperaturas abaixo dos 15ºC indicarão massas de ar de média intensidade. “Os nevoeiros, associados à umidade relativa alta (acima de 80%) e, em alguns casos, ao frio, serão frequentes no centro-sul. A visibilidade horizontal será bastante reduzida nesses eventos nas madrugadas e manhãs”, explicou.

Ainda conforme o meteorologista, em todas as regiões deve persistir a umidade relativa média de 85% pela manhã. No entanto, à tarde, os valores se aproximam dos 30% e até a 20%. “A umidade baixa aumenta a nevoa-seca (bruma), poeira e partículas em suspensão no ar. A frequência dos episódios críticos de umidade aumenta a possibilidade de queimadas, principalmente no Oeste e Norte”, disse.

CHUVAS

O alerta da estação é quanto aos períodos de estiagem. “Podem ocorrer com média duração de 25 dias, com pequena chance de se intensificar acima de 28 dias, não está descartado. Mas existem a partir de fim de abril intercalados com chuva isolada e rápidas, se estendendo ao fim da estação”, disse Abrahão.

O meteorologista explica ainda que a ocorrência das chuvas em baixos volumes pode mudar com a passagem de frentes frias, acompanhadas de massas polares do sul do continente, principalmente a partir do fim de abril. “É o período com menor incidência de raios (descargas atmosféricas), mas persistem raios UV”, lembrou.

O prognóstico indica que durante o mês de março as chuvas seguem com volumes dentro da média nas regiões Central, Sudeste e Sudoeste, e acima da média no Sul. Porém, deve chover menos que o esperado nas regiões norte e nordeste.

Em abril, a previsão é de pouca chuva. Já no mês de maio, os valores devem seguir com irregularidades nas médias em todo o Estado. Haverá municípios com mais chuva no Centro-sul e outros no Nordeste e Oeste com falta de chuva. A região norte segue dentro das médias. Pode ocorrer chuvas acima da média na região sudoeste”, afirmou.

EL NIÑO 

A previsão do Modelo de Circulação Geral acoplado Oceano-Atmosfera do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, indica, ainda, uma condição de aquecimento na porção leste do Oceano Pacífico Equatorial. Estes valores significam aa presença do fenômeno El Niño. Condição para que as ondas de massas frias ganhem força nas latitudes polares e avancem mais livremente pelo continente, adentrando pelo Sul do país, com chance de chegar ao Sul de MS.

“Essas ondas continentais provocam temperaturas próximas de geadas. Há chance de geadas entre Ponta Porã e o extremo sul, no final do outono. Esse El Niño bem fraco e irregular, na ausência de massa polar, faz com que as temperaturas máximas no Estado se elevem, e com a chegada da massa polar, de um dia para outro o frio aparece, portanto, mais atenção para possíveis temperaturas abaixo dos 05°C entre os dias 10 a 15 de maio até meados de julho com chances de geadas no sul, sudoeste, central e sudeste”, explicou.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).