Cidades

CIFRA NEGRA

Câmara arquiva denúncia que pedia a cassação de ex-presidente da Casa

Idenor Machado foi preso em operação que apura suposto esquema de corrupção

Notícia sem imagem

Câmara de Vereadores de Dourados absolveu o ex-presidente da Casa de Leis Idenor Machado (PSDB), em sessão realizada na noite de ontem (20). O vereador foi alvo de denúncia de decoro parlamentar e parecer favorável a perda do mandato de Machado foi relatado por Junior Rodrigues (PR).

Toninho Cruz (PSB) e Marinisa Mizoguchi (PSB) não puderam participar do julgamento por fazerem parte dos interessados pela cassação do vereador.

O vereador Sérgio Nogueira (PSDB) defendeu Machado alegando que as denúncias estão sendo baseadas em “links de matérias jornalísticas” e que o denunciante não soube responder alguns questionamentos como, por exemplo, quem Machado teria beneficiado com a suposta fraude. “Essa peça acusatória é vaga, anêmica e inapta. E se ele for absolvido criminalmente?”, afirmou Nogueira.

Idenor Machado está fora do cargo desde dezembro de 2018, quando foi afastado pela Justiça, após ser preso na Operação Cifra Negra, que apura suposto esquema de corrupção envolvendo fraudes em processos licitatórios na Câmara. 
Na semana passada, outros dois vereadores, Cirilo Ramão (MDB) e Pedro Pepa (DEM) foram absolvidos da cassação, porém, continuam afastados por determinação judicial.

A vereadora Denize Portollan (PR), que também foi julgada por quebra de decoro parlamentar, mas em outra operação, a Pregão, resultado de investigações sobre esquema de fraudes em licitações na prefeitura, acabou perdendo o mandato por unanimidade no dia 7 de maio de 2019. Apesar de ser presa ocupando cargo no Legislativo, na época em que se iniciou a investigação, Denize atuava como secretária de Educação.

A denúncia que pedia a cassação de Idenor Machado foi arquivada.

Mudança no Tempo

Virada no tempo traz temporais e queda de temperatura a Campo Grande e MS

Alertas do Inmet indicam risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo, enquanto a chegada de instabilidades deve provocar mudanças no clima da Capital e do interior do Estado.

05/11/2026 18h51

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul.

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).