Cidades

INTERNACIONAL

Trump pede maior investimento japonês nos EUA

Ele criticou o Japão por ter uma "vantagem substancial" no comércio

Fábio Oruê

25/05/2019 - 15h33
Notícia sem imagem

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu neste sábado (15) que os empresários japoneses aumentem seu investimento nos Estados Unidos (EUA), enquanto criticou o Japão por ter uma “vantagem substancial” no comércio, o que seus negociadores tentam equilibrar com um acordo bilateral.

Trump chegou ao Japão para uma visita com o intuito de mostrar laços fortes entre as nações, mesmo que as relações comerciais sejam problemáticas. À noite, a Sky Tree Tower ficou vermelha, branca e azul, em homenagem a Trump.

Pouco após chegar ao aeroporto e ser recepcionado com um tapete vermelho, Trump participou de uma recepção na residência do embaixador norte-americano, William Hagerty. De acordo com a Casa Branca, o evento contou com executivos de Toyota, Nissan, Honda, SoftBank e Rakuten.

Trump disse aos executivos que nunca houve um melhor momento para investir nos Estados Unidos e repetiu a queixa de que as políticas do Federal Reserve, o banco central norte-americano, impediram que o crescimento econômico dos EUA atingisse seu potencial total.

Com negociações em andamento, Trump chegou a dizer que quer um acordo para equalizar a balança comercial entre os dois países.

“O Japão teve uma vantagem substancial por muitos, muitos anos, mas tudo bem, talvez seja por que gostamos demais de vocês”.

“Com este acordo, esperamos resolver o desequilíbrio comercial, removendo barreiras às exportações dos EUA e assegurando a justiça e a reciprocidade em nossas relações”, afirmou.

O comércio deve ser um dos assuntos da reunião na segunda-feira entre Trump e o premiê japonês, Shinzo Abe, mas nem mesmo um acordo parcial deve ser alcançado, disse o ministro do Comércio do Japão, Toshimitsu Motegi, após se encontrar com seu colega norte-americano, Robert Lighthizer, neste sábado.

Um terremoto de magnitude média atingiu o Japão poucas horas antes da chegada de Trump, fazendo prédios tremerem em Tóquio. O epicentro foi em Chiba, a sudeste da capital, local onde o presidente deve jogar golfe neste domingo.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).