Cidades

TRÂNSITO

Em 2019, número de óbitos no trânsito diminui no Estado

Já casos de acidentes apresentaram aumento no período analisado

Redação

06/09/2019 - 11h31

Dados revelam que o número de mortes no trânsito do Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2019, é 51% menor do que o registrado nos mesmos meses do ano passado. Já os casos de acidentes no intervalo analisado aumentaram 23% em comparação à 2018. Os registros foram obtidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-MS) e Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran).

De janeiro a agosto deste ano, foram constatados 78 óbitos em acidentes de trânsito no Estado. Nos primeiros oito meses de 2018, houve registro de 161 mortes nas mesmas condições, revelando 83 óbitos a mais do que em 2019. Os dados são apenas de vítimas que faleceram nos locais dos acidentes. 

Nas cinco maiores cidades do Estado, três registraram diminuição no número de óbitos em 2019 quando comparado com 2018. De janeiro a agosto deste ano em Campo Grande, 26 pessoas morreram no trânsito, sendo que no ano passado foram 32 mortes. O número de vítimas fatais também caiu em Dourados, de 11 para oito; e em Ponta Porã, de nove para cinco. Em Três Lagoas, foram registradas seis mortes, o mesmo número registrado no ano passado. 

Apesar da redução de mortes, a quantidade de acidentes nas 79 cidades do Mato Grosso do Sul aumentou 23% no período avaliado. Em 2018, houve registro de 12.161 acidentes, enquanto que em 2019 o número é de 14.967 casos. Os dados são referentes à choques, quedas de motocicletas, colisões, atropelamentos de pedestres, engavetamentos, capotamentos, tombamentos, saídas de pista e até quedas de bicicleta. 

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, o aumento nos casos de acidente no trânsito se dá devido a fatores como acréscimo da frota, a engenharia de trânsito e, principalmente, falha humana, o que inclui alta velocidade, embriaguez e uso de celular. “Por isso sabemos que as campanhas educativas têm efeito positivo na dinâmica do trânsito. Sempre buscamos novas formas de instruir as pessoas com atividades. Atualmente trabalhamos com simuladores de impacto e de embriaguez, onde as pessoas têm a percepção e a reação alteradas para aprendizado”, afirma a diretora. 

 

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).