Cidades

SAÚDE EM ALERTA

Sarampo é confirmado em bebê de 10 meses que viajou para São Paulo

Com isso, dois moradores do Estado apresentaram a doença

Fábio Oruê

09/09/2019 - 15h47

Uma bebê de apenas 10 meses foi confirmada como sendo vítima do sarampo, após testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela viajou para o estado de São Paulo, em agosto, e quando na volta para Campo Grande começou a apresentar os sintomas. 

A informação foi confirmada hoje (9), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Este caso é considerado como importado, já que a vítima contraiu a doença fora de Mato Grosso do Sul. Este caso é semelhante ao do médico que veio de SP para o Estado começou a sentir os sintomas. A doença foi confirmada nele, mas como o mesmo não mora em MS, não foi contabilizada aqui. Nos dois casos foi feito o bloqueio vacinal nos funcionários e nos contatos que estavam no hospital para atendimento. 

Em todo o Estado, três casos ainda estão sendo investigados, sendo um dois deles na Capital. Foram 35 casos notificados em MS e 30 já foram descartados. Além da bebê, no dia 4 deste mês, foi confirmado o primeiro caso do Estado em Três Lagoas, sendo de um homem de 52 anos. Ele esteve recentemente em Jundiaí (SP), onde apresentou os primeiros sintomas de sarampo e retornou a Três Lagoas, cinco dias após o início do “exantema” (manchas e erupções cutâneas, sintomas típicos da doença).

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a contaminação do paciente ocorreu em Guararema (SP). Segundo o texto, os sintomas apareceram em 19 de agosto e a coleta ocorreu no período que o paciente se encontrava no estado de São Paulo.

"Devido ao fato do paciente estar em Guararema durante o período de transmissibilidade, não ocorreu a circulação do vírus no município de Três Lagoas. Não há risco da transmissão do vírus referente a esse caso", informou.  

Todos que apresentem febre com exantema e um dos seguintes sintomas: coriza, tosse ou conjutivite é considerado caso suspeito de sarampo e deve procurar atendimento médico imediatamente.

A SES reforça a importância de vacinar as crianças de 6 a 11 meses e 29 dias com uma dose de sarampo (dose zero), e que todas as pessoas de 1 a 29 anos devem ter 2 doses de vacina e de 30 a 49 anos com uma dose.

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).