Cidades

EXPORTAÇÃO

Brasil está apto a vender lácteos para o Egito

Com o acordo, produtos brasileiros poderão atingir um mercado de 100 milhões de consumidores

Bruna Aquino

14/09/2019 - 12h10

A abertura do mercado egípcio para produtos lácteos brasileiros foi anunciada hoje (14) pela ministra  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A decisão é aguardada desde 2016. Com o acordo os produtos brasileiros poderão atingir um mercado de 100 milhões de consumidores. 

“Essa é uma grande notícia que nós esperávamos. Foram muito rápidas as negociações e a partir do mês que vem o Brasil está pronto para exportar produtos lácteos para o Egito. Mais uma vitória de abertura de mercados do Brasil para os países árabes”, explicou a ministra por meio das redes sociais.

A ministra iniciou nesta semana uma missão para o Oriente Médio, em busca de fortalecer a parceria comercial e abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros. 

Conforme informações do Ministério as exportações de produtos lácteos do Brasil para o Egito estavam suspensas desde 2015 e, desde 2016 havia um pedido para que o Egito aprovasse o Certificado Sanitário Internacional, que é o primeiro pré-requisito para esse tipo de exportação. As negociações foram intensificadas há duas semanas. 

Segundo o adido agrícola brasileiro no Egito, Cesar Teles, o potencial de negócios com a abertura é de cerca de US$ 8 bilhões. “Esse novo mercado é de 100 milhões de consumidores, além dos países vizinhos, pois o Egito tem vários acordos de livre comércio. Vamos ter como competidores os produtores da União Europeia e da Nova Zelândia, que já têm este mercado consolidado, mas de qualquer forma é uma oportunidade para o Brasil ganhar competitividade e ter um novo mercado para o seus produtos”, explicou.

Missão

A ministra Tereza Cristina participou na manhã deste sábado de um café da manhã com autoridades do Egito para tratar de parcerias comerciais entre os dois países. Durante o econtro, também ficou acertado que Brasil e Egito farão uma cooperação técnica para melhoramento genético de gado bovino. 

“Ótimas notícias, abertura de mercado, reconhecimento dos produtos brasileiros. Muito boa a reunião, agora vamos aguardar as próximas que espero que sejam tão exitosas quanto esta”, disse a ministra.

Segundo as informações do Ministério, a intenção do Egito é criar uma fazenda modelo no país. Uma missão egípcia deverá vir ao Brasil para conhecer experiências da Embrapa e do setor privado. Eles também foram convidados a visitar a ExpoZebu, em Uberaba (MG). Além disso, o general general Fayez Abaza, diretor de produção animal da Organização Nacional de projetos de Serviços (órgão responsável pelas compras das Forças Armadas e pela segurança alimentar no Egito), disse que quer expandir o comércio com o Brasil comprando mais milho, farelo de soja, alfafa, e  gado em pé, além de caprinos. “Esperamos uma relação mais profunda e verdadeira com o Brasil no que se trata dos produtos agropecuários. Espero que a relação seja expandida para outras áreas”, destacou o egípcio. 

O secretário geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, afirmou que a reunião foi de extrema importância para o governo egípcio. “Tratou-se de algumas novas parcerias que não estavam sendo conversadas antes. Isso também demonstra que o Egito está começando a olhar para o Brasil como um parceiro estratégico, não apenas nas exportações e importações, mas para fortalecer os investimentos e considerar o Brasil como um país de base para novos projetos”, explicou. 

O Egito é o primeiro dos quatro países que serão visitados pela ministra Tereza Cristina na missão ao Oriente Médio. Até o dia 23 de setembro, a comitiva ainda passará pela Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

Apreensão

Polícia Civil recupera sete selas furtadas e prende suspeito em Paranaíba

Objetos, avaliados em aproximadamente R$ 28,5 mil, foram localizados em uma residência e em uma propriedade rural

05/11/2026 11h04

A ação foi realizada pela Polícia Civil durante investigação sobre o furto de equipamentos de montaria

A ação foi realizada pela Polícia Civil durante investigação sobre o furto de equipamentos de montaria Foto: Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).