Cidades

PROTESTO

Fronteira entre Brasil e Bolívia segue fechada pelo quinto dia

Manifestantes querem segundo turno; pleito vai passar por auditoria

Ricardo Campos Jr

27/10/2019 - 18h11

Enquanto a polêmica sobre o resultado das eleições bolivianas não tem um desfecho, a fronteira entre o Brasil e o país vizinho em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande, segue fechada. O bloqueio dura cinco dias, afetando comércio e o transporte de mercadorias.

Os manifestantes cobram a realização de segundo turno. Eles questionam a interrupção na contagem dos votos pelo Tribunal Supremo Eleitoral durante 24 horas. Quando recomeçou, mostrava o atual presidente em vias de ser eleito.

Pelas regras do país vizinho, o candidato vence quando tem 50% dos votos mais ou acima de 40% da preferência com dez pontos de vantagem sobre o adversário.

Evo convidou países sul-americanos, como Colômbia, Argentina, Brasil e Estados Unidos, a participarem de auditoria pedida à Organização dos Estados Americanos (OEA). O eleito afirma que se for provada fraude, que seja realizado o segundo turno.

Os manifestantes garantem que aceitarão a derrota caso Evo vença no segundo turno, mas cobram transparência no processo eleitoral e afirmam que só vai encerrar o protesto quando o órgão eleitoral boliviano autorizar a nova disputa.

Por hora, dezenas de caminhões carregados estão presos no porto seco e pelas ruas da cidade esperando o desbloqueio.

O comércio, segundo informações do Diário Corumbaense, contabiliza queda nas vendas, já que os principais fregueses são do país vizinho. Os setores de vestuário, calçados e alimentos são os mais afetados.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).