Cidades

COVID-19

Prefeituras não devem criar barreiras, afirma secretário

Coxim fechou entradas da cidade com manilhas e em Bonito equipes de fiscalização impedem a entrada

Algumas prefeituras de Mato Grosso do Sul colocaram barreiras para quem ninguém entre ou saia da cidade, na intenção de conter o avanço da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, disse que não há necessidade de criar barreiras.

Durante a coletiva transmitida pelas redes sociais, Verruck disse que alguns municípios têm tomado decisões de fechamento de fronteiras. “Volto a alertar os prefeitos que isso é desnecessário, o fechamento. O fluxo de pessoas e produtos tem que permanecer, obviamente com todos os rigores, então, por parte do governo do Estado não há fechamento de nenhuma rodovia, o que há é um controle sanitário nas divisas e nas fronteiras com a União”, explicou.

O secretário ainda recordou que trabalhadores da indústria tiveram problemas de acesso às fábricas. “Uma série de prefeitos tomaram medidas restritivas de fluxo de pessoas e de fluxo de produtos. Isso é importante, as atividades essenciais têm que ser mantidas, aqueles que estão previstas na lei”, explicou. 

O secretário ainda lembrou que na segunda-feira (23) foi lançado o protocolo sanitário com a indústria de celulose. “Hoje lançamos o protocolo sanitário com a indústria de carne, para que todos aqueles que precisam ir trabalhar tenha um protocolo definido. Toda a questão de diminuição de pessoas em ônibus, checagem de temperaturas, utilização de EPIs, então todo esse protocolo estamos fazendo para todas as indústrias de Mato Grosso do Sul. Não existe nenhuma medida do Estado de criar barreiras. Nós publicamos um decreto com 13 barreiras nas divisas com os estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Paraná, exatamente para fazer o controle sanitário, então nesses pontos, os veículos, os caminhoneiros, os ônibus serão paralisados para se fazer um controle sanitário”, reforçou Verruck.

CIDADES

A prefeitura de Coxim colocou manilhas em três acessos da BR-163 como uma das maneiras de conter a disseminação do coronavírus, no município. De acordo com o líder do Executivo, Aluízio São José, a decisão de criar barreiras sanitárias faz parte do Comitê de Crise e tem o objetivo de controlar a entrada e a saída de pessoas.

Uma das maiores preocupações do prefeito é a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. “Coxim não tem UTI, estamos preparando um hospital de campanha, com 30 leitos, em parceria com o Exército, para atender os suspeitos e os confirmados também”, afirmou Aluízio. O local será destinado para realização de exames e instalação de algumas UTIs.

Outra preocupação do prefeito é em relação a cidade ser um local turístico em que recebe várias pessoas de fora. “Não temos como controlar esse fluxo e por esse motivo decidimos colocar as manilhas”, justificou.

Em Bonito, turistas estão proibidos de entrar por tempo indeterminado, como medida de enfrentamento a pandemia do coronavírus. Decreto publicado na segunda-feira (23) pela Prefeitura do Município proíbe a entrada de ônibus, vans e fretamento e carros com transporte de turistas no território do município e a medida começou a ser cumprida ontem (24), com barreiras de fiscalização nas duas principais rodovias de acesso à cidade.

De acordo com a Prefeitura, nas entradas do município são feitas a checagem de todos os veículos com verificação dos passageiros, para saber se são moradores ou turistas A fiscalização é feita pela Polícia Municipal, Vigilância Sanitária, agentes de saúde e Guarda Municipal.

Tags

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).