Cidades

CUIDADOS

Barreiras sanitárias já abordaram quase 45 mil pessoas

Ao todo são 17 pontos de fiscalização em fronteiras de Mato Grosso do Sul

Desde a semana passada até agora quase 45 mil pessoas foram abordadas nas barreiras sanitárias montadas pelo Governo do Estado em 17 pontos espalhados por Mato Grosso do Sul. A medida é uma forma de diminuir a proliferação da Covid-19, o novo coronavírus, que já matou duas pessoas no Estado.

O secretário de Governo, Eduardo Riedel, apresentou os números das barreiras durante coletiva realizada pelas redes sociais da administração Estadual, nesta quarta-feira (8). Ao todo, 44.597 pessoas foram abordadas até agora.

A maioria aconteceu na barreira montada em Bataguassu, ontem 9.261 pessoas tiveram a temperatura aferida e conversaram com a equipe especializada para identificar casos suspeitos da doença. Em segundo está Três Lagoas, com 7.553 pessoas.

“Essa tem sido uma ferramenta importante para segurar a entrada de possíveis infectados em nosso Estado”, declarou Riedel. Até hoje, 37 pessoas com sintomas da doença foram abordadas nas barreiras. Os casos suspeitos são orientados a procurar um médico e manterem o isolamento. Desse número 17 integravam o grupo de 769 repatriados que chegaram vindos da Bolívia. Porém, todos passaram por atendimento com infectologistas e os casos foram descartados. 

Segundo Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) até o momento não há casos positivos de brasileiros que entraram no país por Corumbá. O presidente da CCS/MS, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, afirmou que tanto os policiais militares quanto os bombeiros seguiram os protocolos de segurança já estabelecidos e utilizaram os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs).

"Os motoristas e acompanhantes foram submetidos a um questionário de verificação e caso a resposta seja positiva, medidas de verificação como aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça, vômitos, serão realizadas. Os sintomáticos, que apresentem doenças respiratórias, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procurar uma unidade hospitalar municipal. E os assintomáticos, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, devem se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por sete dias", informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A primeira barreira a ser montada no Aeroporto Internacional de Campo Grande, por recomendação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a medida foi estendida para as fronteiras com outros estados, principalmente São Paulo, epicentro da doença no Brasil.

Tags

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).