Cidades

COVID-19

Secretário vê doença chegar na periferia e pede isolamento

Geraldo Resende lembrou que na sexta MS foi o último na taxa de distanciamento social

O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa. Segundo ele, na sexta-feira (17) Mato Grosso do Sul foi o último estado do país em relação ao isolamento social. O apelo do secretário foi devido à chegada da doença na camada mais pobre da sociedade.

“Peço atenção para que as pessoas voltem a ajudar o Estado para que ele não fique na última colocação, como aconteceu no dia de ontem, mais uma vez o 27° estado em relação ao isolamento social, isso é preocupante e mais ainda se a gente tiver esse crescimento exponencial que a gente pode ter nos próximos dias”, declarou Resende na Base Aérea de Campo Grande, quando recebia respiradores e máscaras doadas por uma empresa.

De acordo com o secretário, no começo houve uma concentração de casos na rede privada de saúde, porém, agora esses números já estão equilibrados. “Hoje a gente tem um equilíbrio entre hospitais públicos e privados, mostrando que a doença está chegando nas camadas mais populares, periféricos da nossa cidade e inclusive na população mais vulnerável. A contagiosidade da doença, que é muito grande, pode fazer com que nos próximos dias tenhamos um crescimento que a capacidade instalada dos equipamentos não seja suficiente”, alertou.

Nas últimas 24 horas Mato Grosso do Sul bateu novo recorde de casos confirmados de Covid-19, com 18 novas confirmações, sendo 14 destes em Campo Grande. Com isso, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 161, além de outros 50 suspeitos e cinco mortes. É o que aponta boletim epidemiológico divulgado neste sábado.

Em Campo Grande, os 14 casos confirmados também representam o maior número até então. Pacientes que testaram positivo são nove homens, com idades entre 38 e 95 anos; e cinco mulheres, com idades de 13 a 39 anos. Nenhum destes novos casos está internado. Eles cumprem isolamento domiciliar ou já finalizaram a quarentena.

No interior, resultado foi positivo para a Covid-19 em pacientes de Corumbá, que registrou o segundo caso, e Ladário, Selvíria e Paraíso das Águas, que ainda não tinham nenhuma confirmação.

Dos 161 casos confirmados, 56 estão em isolamento domiciliar, 22 estão internados, sendo 11 em hospitais públicos e 11 em privados. Do total, 64 já finalizaram a quarentena e não apresentam mais sintomas.

Para o secretário, o Estado tem conseguido conter o número de casos, apesar desse aumento exponencial de 18 casos, que representa 12% de crescimento. “A curva mostra que quanto menos adesão ao isolamento social, maior é o número de casos positivos”.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 1.183 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 951 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Tags

chefão do CV

Justiça barra recurso e Marcinho VP continuará no presídio federal de Campo Grande

Defesa questionou decisão que determinou a permanência do traficante no sistema penitenciário federal, mas recurso não foi admitido por não preencher requisitos legais

05/11/2026 18h58

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande Reprodução/TV Record

Continue Lendo...

Mudança no Tempo

Virada no tempo traz temporais e queda de temperatura a Campo Grande e MS

Alertas do Inmet indicam risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo, enquanto a chegada de instabilidades deve provocar mudanças no clima da Capital e do interior do Estado.

05/11/2026 18h51

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul.

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).