Cidades

MEIO AMBIENTE

Governo vai poder contratar brigadistas para combater incêndios em reservas

Legislação atual autorizava contratação apenas em situação de emergência

Adriel Mattos

10/06/2020 - 11h36

O governo de Mato Grosso do Sul passa a poder a partir desta quarta-feira (10) contratar pessoal para combate de incêndios em Unidades de Conservação Ambiental. A nova lei, que altera a legislação da contratação temporária, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico (DOE).

Lei de 2011 não previa contratar brigadistas para combate a incêndios nas reservas, apenas em situação de emergência, como observou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na mensagem que encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (Alems).

Com isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) ficam autorizados a contratar pessoal para esses casos.

Azambuja defendeu na justificativa do projeto enviado à Alems que houve discussão entre setor público e privado, antes e durante o período de queimadas no Pantanal, em reservas e na região sul do Estado em 2019. 

“Esclareço que a atual redação da Lei nº 4.135, de 2011, elenca, dentre as hipóteses nas quais se permite a contratação de pessoal para atendimento à necessidade temporária de excepcional interesse público, tão somente o combate a emergências ambientais declaradas, ou seja, a Administração Pública somente pode proceder às contratações necessárias quando a situação gravosa já está instalada, o que relativiza a segurança e confronta os princípios da eficiência e da economicidade”, escreveu o governador.  

chefão do CV

Justiça barra recurso e Marcinho VP continuará no presídio federal de Campo Grande

Defesa questionou decisão que determinou a permanência do traficante no sistema penitenciário federal, mas recurso não foi admitido por não preencher requisitos legais

05/11/2026 18h58

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande Reprodução/TV Record

Continue Lendo...

Mudança no Tempo

Virada no tempo traz temporais e queda de temperatura a Campo Grande e MS

Alertas do Inmet indicam risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo, enquanto a chegada de instabilidades deve provocar mudanças no clima da Capital e do interior do Estado.

05/11/2026 18h51

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul.

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).