Cidades

EDUCAÇÃO

USP oferece curso on-line para trabalhar queixas escolares

Materiais disponíveis na internet ajudam pais a enfrentarem dificuldades

Bruna Aquino

27/06/2020 - 13h00

A Orientação à Queixa Escolar é uma abordagem de atendimento psicológico para quem passa por dificuldades nas instituições de ensino.  

Pensando nisso, especialistas por meio de pesquisa, oferecem curso on-line para ajudar pais e professores a encontrar dificuldades nos alunos. A pesquisa, leva em consideração a história e outros aspectos de todos os envolvidos no processo da educação: criança/adolescente, família e escola.

O objetivo é evitar a medicalização crescente no âmbito escolar e encontrar soluções na rede de relações e no cotidiano da sala de aula. Desenvolvida no Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (Lieppe) do Instituto de Psicologia (IP) da USP desde 1998, esse tipo de abordagem está disponível ao público gratuitamente em cursos e atividades de ensino e pesquisa.

O trabalho de elaboração do portal levou dois anos e contou com uma equipe multidisciplinar com estudantes do IP, da Faculdade de Educação (FE), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e de outras unidades, além da parceria entre o Laboratório de Arte e Mídia da ECA e a Pró Reitoria de Graduação da USP.

Após acumular informações e experiências que se tornaram referência nacional na área de psicologia escolar, a OQE vai ter seus cursos e materiais disponíveis na internet, com um portal e um canal de vídeos.  

Todo o conteúdo é gratuito e disponível ao público geral. “Será um recurso útil para subsidiar interessados em compreender ou trabalhar com queixas escolares, oferecer conhecimentos e materiais de qualidade para docentes e cuidar dos referenciais desse corpo de saberes, que corre o risco de se distorcer dada a ampla disseminação existente”, afirmam as coordenadoras Marilena Proença Rebello de Souza, do Lieppe, e Beatriz de Paula Souza, do Serviço de Orientação à Queixa Escolar.  

AULAS EM VÍDEO

O destaque principal do novo portal é a possibilidade de acessar em vídeo as aulas do curso de Orientação à Queixa Escolar, realizados desde 2004 pelo laboratório.  

Os vídeos são divididos conforme o programa do curso e são organizados de forma visualmente atrativa, o que facilita seguir a sequência das aulas. Também há indicações de leitura, materiais complementares, apresentações gráficas e indicações bibliográficas. Ainda, é possível acessar alguns trabalhos selecionados, feitos por psicólogos que fizeram o curso, e que tratam de temas específicos na área da psicologia escolar.

Outros materiais importantes estão disponíveis no site. Na série de vídeos “Como Fazemos” há todo o processo realizado pelo serviço de orientação, desde a triagem até o fechamento do trabalho. Em “vídeos que indicamos”, links para algumas produções que fazem refletir sobre temas da psicologia escolar.  

Roteiros e formulários que auxiliam o trabalho de profissionais de psicologia que lidam com as escolas, além de fichas e listas de controle que são usadas no serviço de atendimento do laboratório. Por último, os resultados de uma pesquisa sobre a população que buscou o serviço de queixa escolar no período de 2000 a 2016, com mais de 1.100 prontuários e fichas, tratados estatisticamente, para levantar características como: sexo, idade, tipos de queixa e outras.

Acesse o portal de orientação à queixa escolar e confira também o canal no YouTube. 

 

chefão do CV

Justiça barra recurso e Marcinho VP continuará no presídio federal de Campo Grande

Defesa questionou decisão que determinou a permanência do traficante no sistema penitenciário federal, mas recurso não foi admitido por não preencher requisitos legais

05/11/2026 18h58

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande Reprodução/TV Record

Continue Lendo...

Mudança no Tempo

Virada no tempo traz temporais e queda de temperatura a Campo Grande e MS

Alertas do Inmet indicam risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo, enquanto a chegada de instabilidades deve provocar mudanças no clima da Capital e do interior do Estado.

05/11/2026 18h51

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul.

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).