Nos próximos dois anos, a prefeitura de Campo Grande pretende ampliar o videomonitoramento na região central, instalando pelo menos mais 60 câmeras para atingir 100 equipamentos. É o que prevê a nova versão do Plano Municipal de Segurança Pública, válido até 2021.
Em janeiro, 17 câmeras com reconhecimento facial foram instaladas, totalizando 39 dispositivos. Além das câmeras do Centro, o videomonitoramento também será feito nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Também no prazo de dois anos, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) pretende “reduzir a incidência de pequenos delitos, além de prevenir o aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico e uso de drogas, principalmente no ambiente escolar e áreas de lazer do município”.
Outra meta é ampliar a Patrulha Maria da Penha, divisão da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que atende mulheres vítimas de violência, “dotando-a de equipamentos, maximização da frota da referida Patrulha e sistematização das informações recebidas através das medidas protetivas por meio do georreferenciamento”.
Já no prazo de um ano, a expectativa é instituir o Boletim de Atendimento (BA) para melhorar o registro de dados da Sesdes. Também foram estabelecidas como metas o aumento do patrulhamento no entorno de escolas e terminais do transporte coletivo.