Cidades

ATENDIMENTO PREFERENCIAL

Procon Estadual flagra violação da legislação em cartório de imóveis

Descumprimento da Lei de atendimento prioritário foi constatado pelos fiscais

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), flagrou o descumprimento da legislação de atendimento preferencial no cartório de Primeiro Ofício de Registro de Imóveis em Campo Grande-MS. As equipes de averiguação foram mobilizadas após denúncia de consumidor.

Segundo o Procon, por meio de denúncia, um cidadão relatou que esteve no cartório necessitando de serviços e, apesar da fila extensa, não foi respeitado o direito ao atendimento prioritário.

De acordo com a Lei 10.048, de 2000, as pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo, têm direito a atendimento prioritário em repartições públicas, empresas concessionárias de serviço público, instituições financeiras, sanitários públicos, veículos de transporte coletivo e logradouros.

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

A transgressão à legislação ficou constatada pela equipe do Procon Estadual, assim como irregularidade na placa exposta para indicar o serviço preferencial, que foi confeccionada de maneira errônea e com a omissão da representação de alguns beneficiários. 

O Auto de Infração foi expedido e concedido prazo de defesa e apresentação de justificativas.

Para realizar denúncias o consumidor pode utilizar o link “Fale Conosco”, disponível no site do Procon/MS, ligar 151 ou se dirigir pessoalmente à sede do órgão, integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast. 

chefão do CV

Justiça barra recurso e Marcinho VP continuará no presídio federal de Campo Grande

Defesa questionou decisão que determinou a permanência do traficante no sistema penitenciário federal, mas recurso não foi admitido por não preencher requisitos legais

05/11/2026 18h58

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande Reprodução/TV Record

Continue Lendo...

Mudança no Tempo

Virada no tempo traz temporais e queda de temperatura a Campo Grande e MS

Alertas do Inmet indicam risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo, enquanto a chegada de instabilidades deve provocar mudanças no clima da Capital e do interior do Estado.

05/11/2026 18h51

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul.

Relâmpago corta o céu durante temporal; previsão indica novas tempestades e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).