“Sempre ia na casa dela. Era uma pessoa muito amada e querida”, diz Julieta dos Santos, vizinha de Catarina Maria Marquesi Moreira, artista plástica que foi assassinada por uma pessoa ainda não identificada, nesta terça-feira (4), no bairro São Francisco, em Capo Grande.
Logo após o crime, vizinhos acreditavam que poderia ser crime de latrocínio, roubo seguido de morte. Porém, posteriormente foi constatado que nada foi levado da casa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Julieta diz que a artesã morava na região há cerca de 40 anos. “Eu mesma moro aqui há uns 35 anos e ela morava há mais tempo que eu”, afirma.
Ela se emociona ao relembrar que quando sua filha nasceu, a artista plástica trouxe presentes para sua bebê e diz que é uma tragédia o que aconteceu com a vizinha.
Morador da região e aposentado, Vivaldo Bernardo de Souza, diz que Catarina era muito conhecida no bairro. “A vizinhança conhecia ela, ela ia muito na igreja”, conta.
Catarina era artista plástica, tinha 72 anos, dava aulas de pintura e vendia seus quadros. Ela deixa o marido e três filhos, que são dois rapazes e uma moça.
De acordo com populares, o crime ocorreu na manhã de ontem (4) na casa da vítima, por volta das 7h. Ela foi encontrada amarrada e amordaçada pelo marido, que estava no local no momento do crime.
De acordo com Julieta, o marido, que tem deficiência auditiva e visual, estava no andar de cima e Catarina no andar de baixo, quando foi rendida, amarrada e morta.
A casa é um sobrado localizado na rua João Pessoa, quase esquina com avenida 13 de maio, na região do bairro São Francisco, em Campo Grande.
“A gente não viu e nem ouviu nada. Só vimos quando a polícia chegou”, afirma Juliete.
O Correio do Estado entrou em contato com o delegado da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), Reginaldo Salomão, responsável pelo caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Insegurança
Não há vizinhos nos dois lados da casa da artista plástica. De acordo com Vivaldo e Juliete, um dos vizinhos da idosa se mudou por conta de assalto.
“A vizinha do lado da casa dela resolveu mudar porque teve um assalto esses meses atrás. Está abandonada a casa. Do outro lado também não mora ninguém”, relata Julieta.
Ela ainda afirma que nunca havia acontecido antes um crime dessa proporção no bairro. Vivaldo declara que tem sido comum assaltos no bairro.
“Bairro São Francisco é um dos melhores bairros que tem para se morar. Só que de uns tempos para cá está tendo muito assalto”.
“Tem andarilhos e mendigos andando pelo bairro. Eles passam muito pedindo as coisas, mas não dá para dizer que já vi eles mexendo com as coisas”, acrescenta.