Um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, a educação terá pela frente um desafio ainda maior do que a recuperação de aprendizagem: o reparo socioemocional dos estudantes.
Após uma semana da retomada das aulas presenciais escalonadas na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, seis casos de abuso sexual já foram identificados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Para a superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira, os seis casos de abuso sexual descobertos apenas nesta semana são extremamente alarmantes, mas infelizmente já esperados pela secretaria.
“Achei um número muito grande, já nos foram informados seis casos de abuso sexual. Nós já prevíamos que os relatos de agressões apareceriam nas escolas, por [causa de] todo o tempo em que as crianças ficaram isoladas em casa. Agora que eles voltaram para o ambiente escolar, começaram a manifestar a agressão”, disse Alelis.
Conforme a superintendente, após os casos serem notificados, a Semed já realizou o encaminhamento para a equipe de psicólogos, composta por 14 profissionais.
O número, no entanto, não parece ser suficiente em um universo de 109 mil alunos e 13 mil servidores.
A realidade aponta que um psicólogo é responsável, em média, por ajudar na restauração dos problemas emocionais de 8,7 mil pessoas.
Oliveira salientou que o acompanhamento psicológico tem sido ofertado a professores e alunos da Reme desde o início da pandemia.
“Nós trabalhamos todo o ano passado nessas questões socioemocionais, ajudando as pessoas que estavam bastante vulneráveis, e agora, neste retorno, aqueles que não estavam nos procurando antes estão vindo em busca de ajuda”, frisou a superintendente.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, além das orientações de biossegurança para a prevenção de contágio por coronavírus, o retorno ao ambiente escolar foi pautado para dar uma maior atenção à saúde mental dos estudantes.
“Essa semana foi um período de readaptação, os professores estão trabalhando a questão socioemocional com os alunos e também realizando algumas avaliações diagnósticas”, relatou a secretária.
Retorno
Durante a primeira semana de aulas presenciais na Reme nenhuma suspeita ou caso de Covid-19 foi confirmado, de acordo com a Semed. Para o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), o saldo positivo é resultado dos protocolos de biossegurança e das orientações repassadas aos estudantes.
“Após cinco dias da retomada das aulas nas escolas municipais, os resultados são extremamente positivos. Quase 80% dos pais autorizaram a permanência de seus filhos", salientou Trad.
"Mais do que isso, os pais estiveram presentes nas escolas para constatar todo o êxito nos protocolos de biossegurança, que estamos obedecendo a todos os métodos de prevenção [ao coronavírus] com cautela e prezando pela segurança de todas as crianças no retorno a seus lares”, completou.
Durante entrevista coletiva na Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, no Bairro Monte Castelo, a secretária Elza Fernandes pontuou que, após cinco dias de aulas escalonadas, os pais estão mais confiantes em autorizarem o retorno presencial de seus filhos aos colégios.
“Após essa primeira semana estão mais tranquilos. Inclusive, muitos pais que optaram primeiramente pelo não retorno já estão procurando as escolas para autorizarem as crianças ao escalonamento”, reiterou a secretária.
Conforme Elza, para aqueles que optarem pelo ensino remoto, todos os conteúdos permanecem sendo administrados pelo Canal Reme 4.2, na TV Educativa, além do YouTube e do atendimento pelo WhatsApp.
Para a diretora da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, Giselle Mendonça, o balanço da primeira semana de readaptação ao ambiente escolar foi extremamente positivo.
“O retorno superou as nossas expectativas, porque fizemos muitas orientações antes da volta durante as aulas on-line, nos grupos de WhatsApp dos pais. Fizemos reuniões escalonadas por turmas em que apresentamos o manual de acordo com as normas de biossegurança. Os alunos estão contribuindo conosco de uma forma fantástica”, reiterou a diretora.
Apesar do frio desta sexta-feira, o estudante João Augusto Bexiga, 13 anos, relatou com entusiasmo a volta às aulas presenciais.
“Fiquei muito feliz por voltar, porque nas aulas on-line estava muito difícil de assimilar o conteúdo e é muito bom poder rever os meus amigos. Já consegui me adaptar nessa nova rotina escolar e estou satisfeito de ter voltado”, disse o aluno.
Evasão
De acordo com a titular da Semed, não foram registrados casos de evasão escolar durante o ano letivo de 2021 na Reme. Em contrapartida, a pandemia foi responsável pelo abandono escolar de mais de 1,5 mil alunos de Campo Grande durante o ano passado.
“Neste ano, pelo que percebemos, as matrículas se mantiveram e não temos números de abandono escolar ou das apostilas de atividades, o que é um saldo muito positivo. Fortalecemos os nossos canais de comunicação e já fizemos mais de 750 atendimentos pelo WhatsApp”, afirmou a secretária.
Calendário
A partir de segunda-feira, os alunos do 1º ao 5º ano retornam às escolas de forma presencial, e as turmas de 6º ano a 9º ano que já estavam nas instituições de ensino começam a pôr em prática o revezamento na Reme. Quem teve aula presencial nesta semana volta ao ensino remoto.
Na semana seguinte, entre os dias 9 e 13 de agosto, retornam às escolas os alunos da Educação Infantil. De acordo com a professora do Grupo 5, que compreende crianças de 5 a 6 anos, Denise Lamb, os últimos ajustes estão sendo feitos para que as crianças sejam acolhidas.
“Estamos muito ansiosos, e por se tratar de alunos mais novos, precisamos de alguns cuidados diferenciados”, relatou Lamb. De acordo com a professora, além do distanciamento social e do ensalamento permitindo a volta de oito alunos por sala de aula, os materiais didáticos precisaram ser reorganizados para a prevenção ao coronavírus.