Cidades

TEMPO SECO

Você tem tido choques frequentes no tempo seco? Entenda esse fenômeno

Profissional explica que o ar seco faz com que o corpo acumule mais carga

Izabela Cavalcanti

02/08/2021 - 15h40

Algo muito comum que tem acontecido nessas últimas semanas de tempo seco, é a presença de descarga elétrica, ocasionada pelo atrito do corpo com objetos metálicos.

O mestre em física e professor dos cursos de Engenharia da Anhanguera, Leandro Batista Holanda, explica que quanto mais seco for o tempo, mais acontece este fenômeno.

" O frio favorece o acúmulo de cargas elétricas nos corpos. O ar mais seco faz com que seu corpo acumule mais carga e o choque seja mais intenso. Em nossa região, o ar é mais seco no inverno. Este acúmulo de carga se dá por atrito", explica.

Últimas notícias

A dona de casa Sueli Albigesi Barbosa, de 70 anos, é um exemplo de quem tem sentido esse fenômeno na pele. Ela conta que ao encostar nas portas e roupas, sente o choque.

" A gente leva um susto, mas é suportável. Ás vezes meu cabelo fica eriçado. Aí está a prova que somos, realmente, energia", conta.

Alguns exemplos ocasionados por essa descarga elétrica são: Pentear o cabelo, colocar e tirar roupas, abrir maçaneta, encostar em objetos de alumínio, abrir geladeira, entre outros.

"O atrito de diferentes materiais, causa uma eletrização. Os corpos 'preferem' ficar neutros. Então, o excesso de carga vai acontecer sobretudo quando houver contato com superfícies metálicas", acrescenta.

O profissional explica ainda que se o ar fosse úmido, as partículas de água iriam retirar as cargas em excesso do corpo.

 

No entanto, existem algumas coisas que ajudam a diminuir a incidência dos choques.

  • Usar tecidos de algodão;
  • Usar umidificador em ambientes fechados;
  • Evitar atrito com nylon ou poliéster;
  • Hidratar a pele.

Tempo

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar para esta segunda-feira (2) fica em torno de 25% e 65%.

Já para terça-feira (03), o esperado é de mínima de 20% e máxima de 65%. Quarta-feira (4) entre 25% e 60%; quinta-feira (5) de 25% a 50%

Na sexta-feira (6), a umidade fica em torno de 20% a 55%.

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).