Cidades

Mato Grosso do Sul

Tribunal anula edital para contratação temporária de Peritos Criminais em MS

De acordo com os argumentos apresentados pela ABC, o edital estava em desacordo com as normas gerais federais

Thais Libni

29/09/2021 - 17h20

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) decidiu por unanimidade manter a decisão que anulou o edital que previa a realização de processo seletivo simplificado para contratação de Peritos Criminais Temporários. 

A decisão votada nesta terça-feira (28) indeferiu o recurso apresentado pelo governo do Estado contra decisão da Segunda Seção Civil do TJMS que em dezembro de 2020 anulou do edital número 1/2020 para processo seletivo simplificado.

Últimas notícias

De acordo com Associação Brasileira de Criminalística (ABC) o edital estava em desacordo com as normas gerais federais que disciplinam a atividade dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal, previstas no Código de Processo Penal e na Lei 12.030/2009.

Que estabelece a sujeição a regime especial de trabalho, bem como a exigência de concurso público para contratação desses profissionais, observada a legislação específica do ente a que se encontram vinculados.

No final do primeiro semestre de 2020, o governo Mato Grosso do Sul abriu o processo para convocação de peritos criminais sem a necessidade de concurso público devido a falta de peritos na região, que chegou a 65%. 

A anulação do edital atendeu a mandado de segurança impetrado pela ABC e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) contra ato da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.  

Edital  

O edital de processo seletivo foi publicado em setembro de 2020 com a oferta de 35 vagas para a função de perito criminal, distribuídas da seguinte forma:

  • Aquidauana (3)
  • Bataguassu (5)
  • Corumbá (3)
  • Costa Rica (1)
  • Coxim (3)
  • Jardim (2)
  • Naviraí (4)
  • Nova Andradina (4)
  • Paranaíba (4)
  • Ponta Porã (4)
  • Três Lagoas (2)

A contratação era para exercício de funções de natureza técnico-operacional, visando atender necessidade temporária. A carga horária seria de 40 horas semanais e remuneração de R$ 7.377,66.(concurso Perito MS)

Assine o Correio do Estado

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).