Cidades

Precaução

Previsão de tempestade em Corumbá faz procissão fluvial tradicional ser cancelada

Imagem de Nossa Senhora dos Remédios ia percorrer trajeto no rio Paraguai acompanhada de uma centena de pessoas

Thais Libni

22/10/2021 - 18h00

A previsão de tempestade e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em Corumbá, Ladário e demais cidades de Mato Grosso do Sul fez com que a tradicional procissão fluvial de Nossa Senhora dos Remédios fosse cancelada. 

Ela iria ocorrer neste sábado (23), das 15h às 16h, entre o Porto Geral de Corumbá e o 6° Comando do Distrito Naval, em Ladário.

A decisão em cancelar o evento ocorreu por volta das 16h desta sexta-feira (22), após os alertas de temporal ficarem mantidos para o final de semana. 

Outra situação que pesou foi a recente tragédia fluvial registrada em Corumbá. Na sexta-feira passada, o barco Carcará virou no início de uma tempestade. 

Últimas notícias

Sete pessoas morreram e outras 14 precisaram ser socorridas. Esse foi um dos piores acidentes náuticos na região de Corumbá ao menos na última década.

Para a procissão eram esperadas mais de 100 pessoas em diferentes embarcações.

“A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em comum acordo com a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Ladário, comunica que a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Remédios, que estava prevista para amanhã, dia 23, foi cancelada em virtude de alerta de condições meteorológicas emitido pelo Instituto Nacional de Metereologia (INMET)”, divulgou a Marinha, em nota.

O padre Fábio Vieira explicou que a decisão é a mais prudente. Desde 2019 o evento não é realizado. 

“É uma questão de prudência. E que todos os barcos não naveguem amanhã à tarde. Podemos ter algo semelhante ao que aconteceu na semana passada. Vamos transferir para um outro momento. E que todos tomem cuidado”, comentou o padre.

A imagem de Nossa Senhora dos Remédios é patrimônio histórico, cultural e religioso em Ladário. Ela foi trazida para a região pelo comandante Souza Lobo e hoje fica no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no Centro de Ladário.

A tradição da procissão fluvial foi criada para lembrar da chegada da imagem da santa em Ladário em 1895. O capitão-tenente José Raymundo de Souza Lobo foi quem trouxe a imagem pela primeira vez.

Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade de Ladário e comemora o seu dia junto aos seus fiéis em 24.

A procissão fluvial é uma das atividades mais famosas da celebração. Em tempos que não havia pandemia, tanto a procissão como as festividades atraíram para Ladário até 25 mil fiéis ao longo de 10 a 12 dias de festa.

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).