O Brasil tem 60,05% de sua população totalmente imunizada contra Covid-19, enquanto os Estados Unidos da América (EUA) tem 58,8%, de acordo com dados da vacinação divulgados pela Our World In Data.
A campanha de vacinação começou em janeiro de 2021 no Brasil, enquanto nos EUA começou cerca de um mês antes, em dezembro de 2020.
Últimas notícias
Os dados demonstram que o Brasil tem maior percentual de pessoas totalmente imunizadas contra Covid-19 do que os EUA, mesmo que a campanha de imunização tenha começado cerca de um mês depois em solo brasileiro.
Em números absolutos, Estados Unidos da América (442.005.260) tem mais doses aplicadas do que o Brasil (296.865.258).
Além disso, os Estados Unidos também tem mais pessoas vacinadas (193.805.327) do que o Brasil (127.854.186).
É importante ressaltar que os EUA possuem mais habitantes do que o Brasil.
O Estados Unidos da América possui 332.930.039 habitantes, de acordo com dados divulgados pelo Census Boreau.
O Brasil possui 213.858.100 habitantes, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os estados americanos com melhor desempenho na vacinação contra Covid-19 são Vermont (72,1%), Rhode Island (71,1%), Maine (71,5%), Connecticut (71,4%) e Massachusetts (70,4%).
Os estados americanos com pior desempenho na vacinação são Virgínia Ocidental (41,2%), Idaho (44,6%), Wyoming (44,08%), Alabama (45,5%), Mississipi (46,4%), Luisiana (48,3%), Dakota do Norte (48,2%), Geórgia (48,8%), Arkansas (48,8%), Tennessee (48,8%).
Os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação contra Covid-19 são São Paulo (71,77%), Mato Grosso do Sul (66,22%) e Rio Grande do Sul (64,71%).
Os estados brasileiros com pior desempenho na vacinação são Roraima (29,19%), Amapá (34,53%) e Pará (39,28%).
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma ao Correio do Estado que o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Brasil é referência mundial, apesar de a campanha de vacinação ter demorado para começar.
"O Brasil é de fato o país que melhor vacina no mundo. Ultrapassar os EUA hoje não é grande conquista, é bom para nós, mas a gente tem que ter um olhar mais critico, nós sempre fomos muito melhor preparados no processo de imunização do que eles".
Além disso, Resende ressalta que a imunização dos Estados Unidos da América não é exemplo para nenhum país do mundo.
"Em estados republicanos há uma polarização muito forte, componente ideológico extremado nos EUA entre republicanos e democratas".
"Os estados de partido republicano militam na causa antivacina. Lá em cada estado nos EUA não tem um sistema uniforme de saúde como no Brasil".