Cidades

diário oficial

Polícia Penal é oficialmente instituída em Mato Grosso do Sul

O preenchimento do quadro de servidores será feito através de concurso público

Gabrielle Tavares

09/12/2021 - 12h02

Criação da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul foi oficialmente instituída nesta quinta-feira (9), após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Foi acrescido a Emenda Constitucional nº 88 ao artigo 40 da Constituição Estadual, incluindo a Polícia Penal junto aos demais órgãos de Segurança Pública.

A publicação no DOE dispõe sobre a competência, estrutura, organização, investidura, direitos, deveres, prerrogativas, atribuições e o regime disciplinar dos membros da Polícia Penal.

A nova força será dirigida por um policial penal, sob o comando da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, e ficará responsável pela "segurança dos estabelecimentos penais”.

O preenchimento do quadro de servidores será feito através de concurso público e por meio da transformação dos cargos dos atuais agentes penitenciários.

Além disso, os profissionais “vítimas de acidentes em decorrência da atividade profissional de confronto, salvamento ou treinamento, será garantida pela administração pública estadual a cobertura integral das despesas hospitalares e do tratamento médico necessário para o restabelecimento da saúde”.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap-MS), André Luiz Santiago relatou que a implementação é resultado de uma luta dantiga da categoria.

"Agradeço todo servidor que acreditou, que lutou, esteve nas mobilizações. Sem eles, não estaríamos hoje vivendo este sonho. Nosso sentimento agora é de dever cumprido, sem esquecer das muitas outras lutas que temos para reconhecimento destes profissionais", finalizou.

Assine o Correio do Estado

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).