Cidades

IPVA

Isenção de IPVA para motos de até 162 cilindradas deve ser validada pessoalmente

Vale lembrar que em Campo Grande e em algumas cidades do interior, é preciso agendamento prévio para atendimento

Karine Alencar

08/01/2022 - 15h43

Proprietários de motocicletas de até 162 cilindradas estão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no entanto, a validação deve ser feita pessoalmente.

Desta forma, o dono do veículo deve comparecer em qualquer agência do Departamento de Tânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), mas vale lembrar que em Campo Grande e em algumas cidades do interior, é preciso agendamento prévio pelo site. 

No dia (8) de dezembro, o governo do Estado liberou ainda a isenção do pagamento de IPVA para a primeira tributação de motocicletas até 162 cilindradas, por meio da alteração do decreto n° 9.918/2000, que já disponibilizava benefício nestes casos para carros, onde foi ampliado a isenção também para as motos mencionadas.  

 

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, destaca que essa é uma oportunidade  para colocar a vida em dia com um desconto significativo.  “Espero que todos possam garantir o benefício, regularizar seu veículo e transitar pelas ruas de Campo Grande sem o medo de cair em uma blitz de fiscalização", disse.

Outras isenções

Ficaram isentos também, os veículos com mais de 15 anos de fabricação, sendo 204.283 no total, fabricados entre 2002 e 2006; 793 ônibus e vans escolares; 2.730 automóveis de bares, restaurantes e empresas do segmento do turismo, que sofreram os impactos severos na economia durante a pandemia de Covid-19.

 

infiltrados

Gaeco aponta novo grupo de elite da polícia envolvido com o tráfico de drogas

Nova etapa de apuração identifica cooptação de homens de unidades operacionais para facilitar o escoamento de cocaína

06/11/2026 08h20

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).