Cidades

educação

Estudantes indígenas e quilombolas da UFMS e UFGD podem concorrer à bolsa permanência

O intuito da bolsa é minimizar desigualdades sociais e étnico-raciais

Gabrielle Tavares

27/01/2022 - 10h46

Estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) podem se inscrever para bolsa permanência do Ministério da Educação (MEC) até 28 de fevereiro.

Criado em 2013, o programa concede bolsas para estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior.

As inscrições podem ser feitas aqui. O número de vagas varia conforme a universidade.

No momento da inscrição, é necessário comprovar residência em comunidades indígenas ou quilombolas. 

De acordo com o Ministério, o intuito da bolsa é minimizar desigualdades sociais e étnico-raciais, contribuindo com permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Só na UFMS, a bolsa já beneficiou mais de 900 acadêmicos. Contudo, o benefício não foi oferecido pelo MEC nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19.

“Programas como esse são de extrema importância. São eles que auxiliam os estudantes a concluírem o curso, evitam a evasão. É uma garantia. Muitos dos bolsistas utilizam o recurso para alimentação ou aluguel”, explica a técnica em Assuntos Educacionais da UFMS, Ingrid Queiroz Oliveira de Souza.

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).