Cidades

justiça

Agentes penitenciários da Gameleira deverão usar câmeras corporais

Medida deve dar mais transparência às atitudes de autoridades e detentos

Rodrigo Almeida

04/02/2022 - 15h40

Agentes penitenciários da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário  (Agepen) deverão usar câmeras corporais na Gameleira, presídio de Campo Grande. A determinação é do juiz corregedor Albino Coimbra Neto. O despacho foi emitido nessa quinta-feira (03). 

Com isso, será possível acompanhar, por imagens, tudo o que acontece no presídio. Para o magistrado, a iniciativa pretende ser um divisor de águas. Os equipamentos são acoplados aos uniformes dos policiais e as imagens são transmitidas em tempo real para uma central responsável pelo armazenamento e manejo das mídias geradas. 

O programa, inspirado em uma iniciativa implantada no estado de São Paulo,  denominado olho vivo, encontrou êxito desde que foi iniciada. A justificativa para o uso das câmeras é que a adoção da medida trará também robustez à produção de provas de fatos ocorridos dentro do estabelecimento penal da Capital, fornecendo segurança nas ações de detentos e agentes penitenciários e garantindo transparência nos procedimentos e assegurando direitos. 

Segundo o magistrado, "a captação de imagens contribui para a instrução complementar do processo administrativo disciplinar, uma vez que as gravações poderão ser requisitadas pela comissão. Do mesmo modo poderão ser requisitadas por este juízo para instrução e análise de faltas disciplinares, submetidas à sua apreciação", explicou.

Os equipamentos serão adquiridos com os valores arrecadados do desconto de 10% da remuneração dos presos que trabalham, via convênio em Campo Grande, cujo objetivo é auxiliar no custeio de melhorias do sistema penitenciário.

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

Meio Ambiente

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Nível chegou a 89 centímetros, 38 centímetros abaixo da medição de outubro; Imasul também aponta recuo nos rios Miranda e Taquari

05/11/2026 16h07

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal Carlos Timoteo/Imasul

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).