Cidades

Queimada no Pantanal

Incêndio na Estrada Parque, no Pantanal, ameaça comunidades e pontes

Equipes de Bombeiros de 3 cidades foram mobilizadas; registro é um dos mais graves deste ano

Judson Marinho

09/03/2022 - 15h25

Com vários focos de incêndio, equipes dos Bombeiros de Corumbá, Aquidauana e Campo Grande estão mobilizadas na região do Passo do Lontra, na Estrada Parque, para combater chamas que ameaçam comunidades e pontes de madeira.

Neste ano, este é um dos casos mais graves que foram registrados, porém a situação do fogo no Pantanal com relação aos anos de 2021 e 2020 está controlada.

O sistema Pantanal em Alerta, que os Bombeiros utilizam para monitorar focos de calor, sinaliza que a região do Passo do Lontra é o local com situação mais crítica nesta quarta-feira (9).

Esses incêndios começaram no final da tarde desta terça-feira (8) e prosseguem. As equipes deslocadas para a o local começaram a atuar durante a noite, passaram a madrugada e prosseguiram com a ação ao longo desta quarta-feira.

De acordo com o monitoramento, que foi montado em parceria entre os Bombeiros e o Ministério Público Estadual, há 189 focos de calor no Pantanal neste dia 9, atingindo seis municípios, em 24 propriedades. A maior concentração está no Passo do Lontra, com 153 registros de foco de calor. Nas proximidades, no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro há outros 12 casos.

A grande mobilização para controlar as chamas foi necessária para evitar que o calor e o fogo atingissem casas de pessoas que vivem em algumas comunidades, bem como áreas de propriedades rurais. Outra preocupação foi o risco de pontes de madeira poder queimar, o que destruiria acessos necessários para o trânsito de pessoas e cargas na região.

O acionamento do socorro ocorreu por parte de moradores e o comunicado foi feito, primeiramente, para Campo Grande. Os Bombeiros da Capital acionaram as unidades de Corumbá e Aquidauana para realizar os primeiros atendimentos. 

Nesta tarde, equipe com 10 militares de Campo Grande também vai dar apoio e auxiliar no revezamento, porque boa parte dos Bombeiros teve que atuar ao longo da madrugada para criar aceiros e evitar que as chamas espalhassem.

“As equipes atuaram durante a noite, a madrugada. Tivemos o apoio de brigadistas de uma fazenda próxima. Eles tinham maquinário como caminhão-pipa e também utilizamos material dos Bombeiros. Conseguimos proteger as áreas que poderiam ser atingidas e teremos reforço nesta quarta, vindo de Campo Grande”, explicou o 1º tenente Hélio, dos Bombeiros de Corumbá.

O militar explicou que uma chuva fina que caiu durante a noite ajudou as equipes no combate às chamas. Ainda há mais trabalho na região a ser feito, para contenção e rescaldo. Os Bombeiros vão permanecer no local para confirmar se o fogo pode voltar.

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

Meio Ambiente

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Nível chegou a 89 centímetros, 38 centímetros abaixo da medição de outubro; Imasul também aponta recuo nos rios Miranda e Taquari

05/11/2026 16h07

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal Carlos Timoteo/Imasul

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).