Cidades

SECA

MS registra 75% menos chuvas em fevereiro e regiões com seca extrema

Chuvas em fevereiro foram insuficiente em grande parte dos 79 municípios do Estado; acumulados de chuva variaram entre 0 - 120 mm

Natália Olliver

20/03/2022 - 14h36

Apesar das chuvas dos últimos dias, o estado de Mato Grosso do Sul registrou índices negativos no total de chuvas catalogadas no mês de fevereiro. 

O acompanhamento mensal realizado pelo de Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), revelou o valor histórico de 75% a menos do esperado para o período. Nos 79 municípios do Estado, o acumulado variou de 0 - 120 mm.

De acordo com o relatório, apenas cidades localizadas no extremo norte do Estado tiveram chuvas acima da média climatológica, com valores entre 120 a 180 mm. 

Para o Centro de Monitoramento, a situação está relacionada à atuação dos sistemas de alta pressão atmosférica, ou seja, das massas de ar seco e quente.

Os resultados positivos nas regiões se devem fatores como, por exemplo: passagem de cavados, associadas ao transporte de umidade e aquecimento diurno, atuação de zonas de convergência e a passagem de frentes frias. 

No comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro, o relatório também apontou que houve avanço da seca grave no centro do estado e da seca extrema na parte sudoeste do estado, em função das anomalias negativas de precipitação e piora nos indicadores. 

 

Em fevereiro, devido às chuvas acima da média em alguns pontos, houve recuo da seca excepcional e extrema no nordeste do estado.

A expectativa para o próximo trimestre (Abril-Maio-Junho) é de que os índices continuem negativos, com valores entre 40% a 50%, número abaixo da média climatológica.  

Ao todo, 19 cidades do Estado foram classificadas como região de seca extrema. Entre elas, Anastácio, Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Brasilândia, Três lagoas, Ponta Porã, entre outras. 

Historicamente as chuvas variam entre 200 a 300mm em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nas regiões nordeste e noroeste, os acumulados variam entre 100 a 200mm, e no extremo sul da região sul entre 300 a 400 mm.

Assine O Correio do Estado

CAMPO GRANDE

Servidor municipal terá 9 dias de folga no fim do ano, em escala de revezamento

Quem vai trabalhar na semana do Natal irá folgar na semana do Ano Novo e vice-versa

05/11/2026 11h48

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Rio Verde de Mato Grosso

Idoso de 85 anos morre após incêndio em residência

Suspeita é de que houve curto-circuito em ventilador localizado em um dos cômodos

05/11/2026 11h15

Fogo teria sido causado por curto-circuito em ventilador

Fogo teria sido causado por curto-circuito em ventilador Foto: Reprodução / Enfoque MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).