Cidades

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Governo federal declara estado de emergência em MS até o fim deste ano

Emergência ambiental será vigente de maio a dezembro de 2022, período de maior ocorrência de incêndios florestais

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul e outros estados do País.

Portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial da União.

Conforme a publicação, em Mato Grosso do Sul o estado de emergência será vigente entre os meses de maio a dezembro de 2022.

O período é considerado crítico para incêndios florestais, especialmente na região do Pantanal, que anualmente sofre com as queimadas.

Com a decretação da emergência, a partir de maio, o governo fica autorizado a dispensar licitação para contratos de aquisição de bens necessários a atividades de resposta de eventuais desastres, prestação de serviços e obras relacionadas.

Também foi declarada emergência, entre os meses de março a outubro de 2022, no estado de Minas Gerais.

Já entre abril e novembro, entram em emergência os estados do Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal.

Entre maio e dezembro, além de Mato Grosso do Sul, a emergência é vigente nos estados do Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Piauí.

De junho de 2022 a janeiro de 2023, a emergência ambiental é no Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.

Entre os meses de julho de 2022 a fevereiro de 2023, decreto é válido para Bahia e Pernambuco.

De agosto de 2022 a março de 2023, a emergência abrange o Amazonas e Pernambuco.

Por fim, de setembro de 2022 a abril de 2023, Bahia e Roraima ficam em emergência ambiental.

A declaração leva em conta as épocas e regiões específicas de cada local.

Emergência

Trinta e três municípios do Estado já estão em emergência devido à estiagem. A situação foi reconhecida pelo governo federal em no dia 10 de fevereiro deste ano.

A União reconheceu a emergência nos municípios de:

  • Amambai
  • Angélica
  • Antônio João
  • Aral Moreira
  • Bataguassú
  • Batayporã
  • Bela Vista
  • Bodoquena
  • Bonito
  • Brasilândia
  • Caarapó
  • Caracol
  • Coronel Sapucaia
  • Deodápolis
  • Dois Irmãos do Buriti
  • Dourados
  • Eldorado
  • Iguatemi
  • Itaporã
  • Itaquiraí
  • Ivinhema
  • Japorã
  • Laguna Carapã
  • Maracaju
  • Miranda
  • Mundo Novo
  • Naviraí
  • Nioaque
  • Nova Andradina
  • Novo Horizonte do Sul
  • Porto Murtinho
  • Sete Quedas
  • Taquarussu

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).