Cidades

NEGOCIAÇÕES

Greve dos servidores de Campo Grande fica para nova prefeita resolver

Sindicato se reunirá com o Poder Executivo na quarta-feira (6), quando Adriane Lopes já terá assumido a prefeitura

Ana Clara Santos

01/04/2022 - 17h17

Após reunião com o Sindicato dos Servidores de Campo Grande, o prefeito Marcos Trad (PSD), na tarde desta sexta-feira (1º), pediu para que os servidores municipais administrativos da área da educação e da saúde suspendam a greve até quarta-feira (6), quando o Poder Executivo e o sindicato irão se reunir novamente. 

O prefeito justificou dizendo que precisa de três dias para analisar o impacto financeiro das revindicações , contudo, a partir de sábado (2), Campo Grande terá como prefeita Adriane Lopes (Patriotas), que assume o Executivo para que Trad concorra ao governo de Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, Adriane já começará o comando da Capital em meio a negociações com os servidores, que pedem melhores condições de trabalho e reajuste do auxílio-alimentação e pagamento de adicional de insalubridade, no caso dos profissionais da saúde. 

Embora Marcos Tabosa, presidente do Sindicato dos Servidores de Campo Grande (Sisem), tenha afirmado que a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, garantiu que o plano de cargos e carreiras dos profissionais da educação básica estará pronto na segunda-feira, ela também entregará o cargo para disputar as eleições. 

Sendo assim, além de Adriane, quem também começará o mandato com um impasse para resolver será  Alelis Izabel de Oliveira Gomes, servidora de carreira da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que assumirá a pasta a partir deste sábado. 

Ainda de acordo com Tabosa, os servidores irão dar um voto de confiança à nova chefe do Executivo. 

“Vamos dar um voto de confiança para a nova prefeita, mas, caso não tenha acordo, voltamos com a greve na quinta-feira.”, concluiu o presidente da entidade. 

Manifestações

Desde quinta-feira (31), cerca de 1.200 servidores do setor administrativos das escolas e profissionais da categoria 14B da Saúde, que inclui enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, se manifestam na frente da prefeitura.

O pedido em comum entre as categorias é o reajuste do auxílio-alimentação para R$ 494,00, o que colocaria o benefício em equidade ao recebido por outras categorias dos servidores municipais. 

Por sua vez, os profissionais da Educação pedem que seja incorporado o  Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). 

As 33 profissões da Saúde, que compõem a categoria 14B, como psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais, querem um plano de cargos e carreiras, e o pagamento do adicional de insalubridade.

 

Assine o Correio do Estado.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).