O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul já aplicou mais de 128 mil multas em 2022. Destas, aproximadamente 72 mil foram colhidas dentro dos limites de cada município de MS.
Entre as infrações elencadas pelo Detran-MS, 23,3 foram capturadas por radares, 19 mil cometidas por equipamentos mistos e 5,3 mil em lombadas eletrônicas, outras 590 foram aplicadas nas rodovias do estado.
Capital, Campo Grande encabeça a lista de municípios com mais multas, 85 mil até hoje (21). O município é seguido por Dourados (12.076) , Três Lagoas (2.894), Nova Andradina (2.671), Paranaíba (2.056) e Ponta Porã (2.005).
Em 2021 foram aplicadas mais de 514 mil multas ao longo do ano,os números são inferiores apenas ao número de multas de 2019 (547,6 mil) e 2015 (565,5 mil).
Ao todo, 30% das infrações foram consideradas médias, 22% graves e outras 18% gravíssimas. Com a alteração da lei, que alterou o Código Brasileiro de Trânsito, perde a carteira o condutor que exceder 40 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o CBT, infrações leves como estacionar o veículo em locais inadequados ou mesmo guiar o veículo sem a documentação obrigatória ocasionam três pontos na carteira; estacionar em placas de “Pare” e ultrapassar pela direita, quatro pontos, infrações médias (quatro pontos).
Não utilizar o cinto de segurança e estacionar em viadutos, ocasionam cinco pontos na CNH, infrações consideradas graves, cinco pontos. Furar o sinal e ultrapassar pelo acostamento são consideradas infrações gravíssimas, sete pontos.
No último mês, o Correio do Estado identificou mais de 25 Centros de Formação de Condutores (CFC’s) que podem fechar as portas de acordo com uma portaria do Detran-MS, em função do baixo índice de aprovação dos motoristas.