O aluno do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), Vinicius Marques Hora, é o único selecionado do Mato Grosso do Sul para participar do programa Jovem Embaixador 2022, uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil.
Vinícius é um dos 50 jovens de todo o Brasil, que entre os dias 1 e 18 de julho, visitarão Washington e outras cidades dos EUA. Lá, eles serão separados em pequenos grupos e participarão de atividades como oficinas de empreendedorismo, liderança, projetos de impacto social, reuniões com representantes do país norte-americano, visitarão escolas, apresentarão sobre o Brasil e participarão da comemoração do Dia da Independência dos Estados Unidos.
“Eu não sei o que eu espero, porque o 4 de julho pra eles é bem comemorado, e a gente vai estar em Washington, e lá tem a Casa Branca e tal, então eu to muito animado mesmo”, comentou Vinicius sobre a viagem.
Vinicius Hora faz parte da Legião de Honra do CMCG, e isso foi fundamental para a aprovação dele no programa. As inscrições foram em janeiro deste ano, e o estudante contou com a ajuda de duas professoras de inglês, a ex-Tenente Amorim e Carla Corsini, e do Coronel Barcelos, presidente da Legião de Honra na época, que o ajudou com a documentação.
“Eu tinha que anexar vários documentos. Então foi boletim, e várias coisas que eu não lembro mais, mas eu lembro uma coisa principal, que era esse formulário da iniciativa de empreendedorismo social, e na escola a gente tem a Legião de Honra, que faz vários projetos de doação, de brinquedos, doações para instituições que precisam, como de idosos, e aí eu pedi ajuda ao Coronel pra fazer o formulário”, disse Vinícius.
O aluno e o Coronel tiveram dificuldades em conseguir todos os carimbos da escola, e no último dia, conseguiram enviar o relatório para o programa. Vinicius ainda realizou duas provas, uma escrita e outra oral, todas em inglês.
O adolescente conta também que confundiu o dia que saia a lista dos aprovados, e quando foi divulgado os 50 participantes, ele não conseguia achar o nome de quem representaria o estado.
“Era por estado, então foi Acre primeiro, depois Bahia, essas coisas, e aí quando chegou na parte do M, só tinha Minas Gerais, ai fiquei ‘meu Deus’, e era só MG, MG, MG, ai quando eu vi, tava lá MS, e eu era o único”, conta Vinícius.
O programa Jovem Embaixador está em seu 20º ano de atividade, e já levou 690 jovens ao Estados Unidos. Este ano, cada estado do Brasil e o Distrito Federal tem pelo menos um representante.
Vinícius já conhece os outros 49 estudantes que participam da 20ª edição do programa, e participa de um grupo de WhatsApp com todos. Em junho, eles irão para São Paulo, se conhecer antes da viagem.