Cidades

Saúde

Confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul

Homem de 41 anos, morador de Campo Grande, pegou a doença no mês passado, possivelmente quando esteve em São Paulo

Um homem de 41 anos de idade, morador de Campo Grande, é a primeira pessoa de Mato Grosso do Sul a contrair a varíola dos macacos, doença que se espalhou pelo mundo neste ano a partir da Europa.A confirmação é da Secretaria de Estado de Saúde. 

O homem apresentou sintomas como febre, adenomegalia (ínguas), erupção cutânea (feridas) na pele e na genitália.  Conforme a SES, a doença se manifestou neste homem morador de Campo Grande no dia 29 de junho último. Ele viajou para São Paulo (SP) entre os dias 16 e 19 de junho.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o paciente ficou em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização e encontra-se com as lesões cicatrizadas e não possui mais risco de transmissão.

O exame foi realizado e confirmado pelo laboratório de referência localizado no estado do Rio de Janeiro. A Vigilância em Saúde do município e do Estado estão acompanhando o caso.

Mato Grosso do Sul registrou até o momento quatro casos notificados, sendo três descartados.  

O último caso investigado pela Secretaria de Saúde foi uma criança, de dois anos, residente em Londres, no Reino Unido, que esteve em Mato Grosso do Sul.

 

Colaborou Eduardo Miranda

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).