Na chamada Garantia de Votação e Apuração (GVA-Pantanal) das Eleições de 2022, através do Comando Militar do Oeste (CMO), cerca de 2.600 militares estão empregados para auxiliarem na execução dos trabalhos no próximo dia 02.
Nesse total do Comando Conjunto Oeste, estão contabilizados militares de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, envolvendo coorporações como a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz), de MT, e 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica da Capital de MS.
Conforme o CMO, o 9º B Com GE apoiará, durante todo o mês, essas GVA's das Eleições de 2022, instalando, explorando, mantendo e protegendo os Sistemas de Comunicações em apoio as ações.
Importante frisar que os dois turnos contam com esse apoio logístico, sendo que essas ações são desempenhadas cooperando com Órgãos da Justiça Eleitoral e de Segurança Pública (OSP), federais, estaduais e municipais.
Vale ressaltar que, o Comando Conjunto do Oeste compreende o apoio à nove municípios de Mato Grosso do Sul, e 29 do vizinho Mato Grosso.
Além deste, outros cinco Comandos Conjuntos - que possuem militares e equipamentos das três Forças Armadas - foram ativados pelo Ministério da Defesa e, cerca de 34 mil combatentes das Forças Armadas estão designados para a eleição deste ano.
Conforme a Agência Brasil, 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios, 3 mil viaturas, 62 blindados e 47 aeronaves, entre aviões e helicópteros serão empregados no domingo em todo o País.