Cidades

Chuvas

Volume de chuvas coloca dois rios de Mato Grosso do Sul em estado de alerta

Boletim emitido pelo Imasul nesta quinta-feira chama atenção para os rios Aquidauana e Taquari

Alanis Netto

29/09/2022 - 15h15

O volume de chuvas dos últimos dias fez com que os rios Aquidauana - em Aquidauana - e Taquari - em Coxim - chegassem ao nível de alerta, situação em que a altura do rio ultrapassa a cota de permanência (média máxima) em 5%.

Dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (29), no boletim diário emitido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que monitora oito rios do estado por meio da Sala de Situação.

Nas últimas 72 horas, o nível do Rio Aquidauana subiu 3,61 metros, ultrapassando 6 metros de volume de água. Na última terça-feira (27), o número registrado era de 240 centímetros (2,4 metros). Na quarta-feira (28), eram 480 centímetros de volume (4,8 metros). Hoje pela manhã, o volume estava em 601 centímetros (6 metros).

Já o nível do Rio Taquari subiu 53 centímetros nas últimas 72 horas. Na última terça-feira, o número registrado era de 365 centímetros (3,65 metros). Na quarta-feira, eram 398 centímetros de volume (3,98 metros). Hoje pela manhã, o volume estava em 418 centímetros (4,18 metros).

O alerta pede atenção de toda a população para o risco de alagamentos. Confira os números:

Previsão

Segundo o Imasul, a previsão indica tempo instável para a semana, com chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. São esperados acumulados de chuva acima de 50 mm/24h, com destaque para as regiões centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul.

As temperaturas mínimas ficam entre 16-17°C e máximas de 22°C nas regiões do cone-sul, sul-fronteira e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira mínimas de 18°C e máximas de 23°C. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máxima de 23°C. Os ventos sopram de sul nas regiões do pantanal e sudoeste e, no restante do estado, de leste/sudeste.

Sala de Situação

É onde o Imasul realiza os monitoramentos. A rede possui treze estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo e Aporé. Todos os dados são retirados do Sistema HIDRO, mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Os valores de nível estão apresentados em média diária, cota máxima e mínima, utilizando como base os dados entre 07:00h do dia anterior e 07:00h do dia de publicação do boletim. As cotas de referência e médias históricas foram obtidas através de estudos realizados com os dados disponíveis das estações. 

Assine o Correio do Estado.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).