O Governo de Mato Grosso do Sul informou que quase metade das obras na Avenida dos Cafezais. Ao todo, foram pavimentados 420 metros da nova via, que dará acesso à Avenida Guri Marques. A intervenção faz parte de um pacote de infraestrutura para a Capital, acordado entre a prefeita Adriane Lopes (Patriota) e o ex-governador Reinaldo Azambuja, em maio de 2022.
Em agosto do ano passado, o Governo do Estado fez a licitação para as obras, que previa R$ 52 milhões de investimento para a intervenção. Além do alargamento da via, ações de drenagem, implantação de ciclovia e preparação da base para continuar o asfalto também estão sendo feitas.
O projeto foi apresentado pela prefeitura, mas o governo que está à frente das obras, sendo responsável pela licitação e realização dos trabalhos. A ação visa atender um pedido dos moradores da região, que enfrentam engarrafamento e trânsito lento nos horários de pico, para sair dos bairros e ir ao centro da cidade.
Carlos Pereira trabalha em um comércio da Avenida dos Cafezais há sete anos, e comemora a duplicação da via. "Vai melhorar muito para gente, quem passa por aqui nas 7h e 11h da manhã ou às 17h sofre para sair do bairro. Demora muito para passar para o outro lado, é muito transtorno", disse.
O governo também informou que outras frentes de trabalho na Avenida dos Cafezais também estão em andamento, como o recapeamento da rua Catiguá. Uma alça de acesso à avenida também já foi concluída, na esquina da rua Patrocínio.
Além das intervenções da Avenida dos Cafezais, também estavam incluídos no pacote de obras de infraestrutura para a Capital, acordado entre governo e prefeitura a revitalização da Feira Central e a piscina olímpica do Parque Olímpico Ayrton Sena.