O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (2), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
As celebrações começaram pela manhã e seguem até a noite em algumas comunidades, com procissões e missa com benção dos ramos presencial e online, com transmissões nas redes sociais.
Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica relembra a entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém.
O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.
Durante toda essa semana, os católicos recordam o itinerário de Jesus até a ressurreição, no Domingo de Páscoa.
No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas foram realizadas de manhã e, no período da noite, haverá às 18h e às 20h, todas com benção dos ramos.
Na programação da Semana Santa, estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, celebração Penitencial, Via Sacra com Canto do Perdão, Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Lava Pés) e Missa e Cantata de Páscoa.
O Santuário também manterá as transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração da Semana Santa.
Além do Santuário, neste ano haverá a 2ª edição da encenação da Via Sacra no Shopping Bosque dos Ipês.
A Paixão de Cristo será às 19h30, no Bosque Expo, e a entrada será 1 quilo de alimento não perecível.
Programação
Confira a programação de celebrações no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
Domingo de Ramos (2)
18h: Santa Missa e procissão com ramos
20h: Santa Missa e procissão com ramos
Segunda-feira (3)
8h30 às 10h30 e 14h às 16h30: Confissão
19h: Celebração das Sete Dores da Virgem Maria e Santa Missa
Terça-feira (4)
8h30 às 10h30 e 14h às 16h30: Confissão
19h: Santa Missa com Ritos Penitenciais
Quarta-feira (5)
6h, 12h e 21h: Santa Missa
6h às 23h: Confissão e novena
Quinta-feira Santa (6)
9h: Santa Missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua
19h: Santa Missa da Ceia do Senhor
21h às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
Sexta-feira Santa (7)
6h às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
15h: Celebração da Paixão do Senhor
16h30: Veneração do Cristo Morto
19h: Via Sacra Processional e Canto do Perdão
Sábado Santo (8)
19h: Santa Missa da Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor
Domingo de Páscoa (9)
7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Santa Missa
19h: Cantata de Páscoa
Semana Santa
A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.
Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-feira Santa (6), lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto.
Na Sexta-feira Santa (7) Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa, apenas se faz a celebração da morte com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.
No Sábado (8), é celebrada a Missa Solene Vigília da Páscoa na Ressureição.
A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa (9), dia em que Jesus ressuscitou.
Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.