Cidades

PREVISÃO

Do calor a tempestades, instabilidade predomina no feriado prolongado

Semana começa instável, tem certo equilíbrio e sol a partir de tarde de terça-feira, mas frente fria deve trazer leve queda na temperatura a partir de quinta-feira

Ainda que o desejo de muitos fosse curtir o feriado prolongado com o "sol a pino", a instabilidade está prevista para abrir e fechar essa semana em Mato Grosso do Sul, o que também não significa que o astro-rei ficará em segundo plano, já que a previsão apresenta, sim, estabilidade para o feriado da Divisão do Estado.  

Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) evidenciam esse começo de semana mais instável, com chuvas moderadas, que podem levar até mesmo tempestades com raios e rajadas de vento, principalmente para o centro-norte e nordeste do Estado. 

A explicação é justamente o avanço de uma frente fria, que derruba os termômetros para mínimas entre 14 e 18°C e máximas que chegam à casa dos 32°C até esta terça-feira (09). 

Amanhã, a maior amplitude térmica (com mínimas entre 17-20°C e máximas de até 33°C) é observada mais nas regiões do bolsão, pantaneira, sudoeste e norte de Mato Grosso do Sul. 

No sul do Estado, o município de Sete Quedas indica tendência de elevação na temperatura até amanhã, com mínimas de 15°C e máximas que chegam aos 29°C, com leve queda na umidade relativa, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Diferente do extremo-sul, Dourados já revela uma leve possibilidade de chuva já a partir de amanhã, clima esse que se acentua na quarta-feira (11), até as pancadas e trovoadas isoladas previstas para município durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12), ainda segundo o Inmet. 

A partir da quinta-feira (12), o avanço de uma fraca frente fria oceânica pode derrubar levemente as temperaturas em Mato Grosso do Sul, principalmente para o sudoeste e região pantaneira. Situação essa que não se observa nas demais regiões, que registram máximas de até 39°C.

Ainda assim, a partir da sexta-feira (13) os termômetros devem, sim, ter quedas registradas em todo o território sul-mato-grossense. 

Entretanto, para quem achava que o mau tempo ia acabar com todo o feriado prolongado, a estabilidade deve aparecer entre a tarde de amanhã e quarta-feira (11), apesar da possibilidade de pancadas de chuva, principalmente no norte, leste e norte. 

Apesar disso, o Cemtec frisa que os termômetros devem estar elevados, entre 39 até 42°C nesses próximos dois dias. Estão sendo esperados também baixos valores de umidade relativa (de 14 a 45%) e rajadas de vento que passam dos 60 km/h.

Situação na Capital

Neste início de semana a Capital entra para o time das temperaturas mais amenas, com mínimas entre 17 e 20°C e máximas de até 33°C. Até a data da Divisão do Estado, porém, os termômetros devem subir e atingir máximas de 36°C, expõe o Cemtec. 

Segundo informações do Inmet, a possibilidade de chuva isolada ronda Campo Grande, com trégua prevista apenas a partir de sexta-feira (13) quando, apesar do "alívio" das águas, os termômetros devem baixar e a umidade relativa subir. 

Sem trégua para o Norte e Leste 

Apesar de estarmos na primavera, nem tudo são flores neste feriado prolongado para os municípios que ficam mais ao leste e norte de Mato Grosso do Sul, já que a chuva promete não dar trégua nessas regiões. 

Coxim, por exemplo, tem possibilidade de chuvas isoladas durante toda a semana, com mínimas de 21°C entre hoje (09) e amanhã (10) e máximas que chegam aos 40°C durante o feriado. 

Pedro Gomes também apresenta chuva prevista a partir de hoje (09) até a sexta-feira (13). No município as temperaturas oscilam e podem chegar aos 40°C na quinta (12). 

Mais ao leste de Mato Grosso do Sul a situação não é diferente, já que Três Lagoas está entre os municípios com chuva prevista durante todo o feriado, semelhante à Paranaíba, que tem inclusive trovoadas previstas para o início do fim de semana. 

Ainda, os acumulados de chuva previstos para este mês, até o dia 25, devem chegar na casa dos 80 mm, sendo o sul; sudeste; a região central e nordeste de Mato Grosso do Sul, os pontos mais afetados. 

 

Assine o Correio do Estado

       

CAMPO GRANDE

Servidor municipal terá 9 dias de folga no fim do ano, em escala de revezamento

Quem vai trabalhar na semana do Natal irá folgar na semana do Ano Novo e vice-versa

05/11/2026 11h48

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Rio Verde de Mato Grosso

Idoso de 85 anos morre após incêndio em residência

Suspeita é de que houve curto-circuito em ventilador localizado em um dos cômodos

05/11/2026 11h15

Fogo teria sido causado por curto-circuito em ventilador

Fogo teria sido causado por curto-circuito em ventilador Foto: Reprodução / Enfoque MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).