Cidades

Referência no Estado

Pane deixa Santa Casa sem luz e diretoria recorre a gambiarra

Diante da situação decidiram retirar a fiação do subsolo e instalar postes, no entanto, para regularizar o funcionamento o cabeamento está vindo do Paraná

Laura Brasil

02/01/2024 - 17h45

A Santa Casa de Campo Grande, referência do Estado, foi afetada por uma pane elétrica que teria iniciado com uma sobrecarga da rede. Somente no final da tarde desta terça-feira (2) completou 9h de falta de luz. 

No entanto, o problema iniciou na segunda-feira (1°). Uma acompanhante informou que a luz caiu em torno de 14h e só voltou às 23h. Tendo sido restabelecida e hoje voltou a cair. O período que pacientes, acompanhantes, equipe médica ficou sem energia soma mais de 12h.

A diretora da Santa Casa, Alir Terra, relatou ao Correio do Estado que uma carga muito forte de energia do lado de fora do hospital acarretou o problema por conta de "emendas" antigas feitas em reparos durante outra administração. De modo que o Centro de Terapia Intensivo e a Unidade de Terapia Intensiva estão em funcionamento por meio de geradores.

"Com uma carga muito forte que teve de energia do lado de fora, rompeu um cabo interno. Foi aberto esse cabo interno e descobriu-se que tinha umas emendas. A gente não sabia porque a construção não foi feita pela gente. Estou na administração tem um ano", explicou a diretora.

A diretora relatou que além de esperarem a chegada de mais três postes, inclusive um está sendo instalado, foi feito em dezembro o pedido pelo cabeamento específico, que conforme levantado pela reportagem, está vindo do Paraná.

"Vamos colocar três postes e um cabo, trazer [a energia por cima] vamos tirar [o sistema elétrico] do subterrâneo. Só que agora é período de recesso os postes nós conseguimos enquanto não chega o cabo aéreo a gente tem que ir funcionando dessa forma", explicou a diretora. 

 

A base de geradores

O hospital conta com três geradores que funcionam abastecidos com diesel, por isso não haverá problema da energia acabar causando a interrupção do funcionamento dos geradores. No momento são 110 pacientes no Centro de Terapia Intensivo não foi possível realizar todo levantamento devido à situação de emergência em que os funcionários estão empenhados.

Diante da situação um poste estava sendo instalado, sendo dois do lado de dentro e dois para fora. A reportagem entrou em contato com a assessoria da concessionária de luz que respondeu que estão trabalhando para resolver a questão. Veja a nota na íntegra:



"A Energisa informa que a falta de energia na Santa Casa de Campo Grande, ocorrida nesta terça-feira (02/01), trata-se de defeito no circuito interno do hospital. Como forma de apoiar o hospital no que for possível para o restabelecimento da energia, a Energisa enviou equipes ao local".

 

Visitas proibidas

Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Enquanto o problema de energia não está regularizado, as visitas estão suspensas. Em conversa, a senhora Ivete Gonçalves, de 64 anos, relatou que tentou realizar a visita ao irmão que está internado acometido por câncer.

"O negócio começou ontem, nós ficamos das 13h30 até 23h da noite [sem luz]. Aí chegou, normalizou tudo e hoje no mesmo horário deu a mesma pane no gerador ali da esquina, parece que inclusive pegou fogo nos fios", disse Ivete. 

Como a medicação do irmão dela ocorre de modo intravenosa, ele não está sendo tão afetado com os apagões, porém ela destacou que outros pacientes estão passando por maiores dificuldades. "Tem gente que precisa tomar medicamento através de máquinas. Isso é inadmissível pelo tamanho da Santa Casa, pelo tamanho da instituição e ela sendo ponto de referência de muita coisa para o Estado, por isso ele deveria dar um apoio muito maior", disse Ivete.

Apesar do ocorrido, a Santa Casa esclareceu que nenhum paciente foi prejudicado pela falta de energia. Veja a nota:

"A Santa Casa esclarece que nenhum paciente foi prejudicado pela falta de energia, pois os geradores de emergência entraram em funcionamento logo após o ocorrido, garantindo a segurança e a continuidade dos atendimentos. Por fim, a Diretoria Corporativa do hospital pede desculpas pelos transtornos causados e agradece a compreensão de todos".

Histórico de falhas elétricas

No dia 15 de dezembro de 2023, um curto-circuito provocou um princípio de incêndio e deixou a Santa Casa sem energia. O incidente ocorreu em torno de 10h e o fogo foi contido pelos próprios funcionários da Santa Casa.  Na ocasião paciente de centro cirúrgicos, Unidade de Terapia Intensiva e outros setores prioritários seguiram o tratamento normalmente com o auxílio dos geradores. 

 

Assine o Correio do Estado

 

 

 

 

 

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).