Cidades

SOLIDARIEDADE

Em MS, 53 mil pessoas doaram sangue e socorreram milhares de vidas em 2023

Homens (47,7%) doaram mais sangue do que mulheres (36,3) e 16% dos doadores foram classificados como inaptos, sendo 8,8% do sexo feminino e 7,2% do sexo masculino

Dados divulgados pelo Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) apontam que 53.783 sul-mato-grossenses doaram sangue. Com isso, 107.566 hemocomponentes salvaram milhares de vidas em 2023. 

Os meses com maior número de doações foram agosto (5.084), junho (5.001), março (4.642), maio (4.567), entre outros.

Já os meses com menor número de doações foram outubro (3.860), abril (4.153), novembro (4.172), dezembro (4.364), janeiro (4.399), fevereiro (4.399), entre outros.

Homens (47,7%) doaram mais sangue do que mulheres (36,3) e 16% dos doadores foram classificados como inaptos, sendo 8,8% do sexo feminino e 7,2% do sexo masculino.

Apto é aquele que atende todos os requisitos (peso, idade e condições boas de saúde) para doar sangue e inapto é quem não atende. As causas mais comuns de inaptidão são uso de determinado medicamento, infecções, doenças, anemia, entre outros.

Pessoas acima de 29 anos (61,9%) foram as que mais doaram sangue em 2023, seguido do público de 18 a 29 anos (21,2%) e grupo menor de 18 anos (0,9%). Os outros 16% foram classificados como inaptos.

Os grupos sanguíneos com maior número de doadores foram O (54,1%), O+ (46,8%), A (32,6%) e A+ (28,8%). Já os grupos com menor número de doares foram AB- (0,4%), B- (1,3%), AB+ (2,5%), e AB (2,9%).

Atualmente, o Hemosul necessita de doações urgentes de O+ e O-, que encontram-se em estoque crítico de 25%. Quem é apto, pode fazer o gesto de solidariedade na sede do Hemosul Coordenador, das 7h às 17h e no Hemosul Santa Casa, das 7h às 11h e Hemosul Hospital Regional, das 7 às 12h.

IMPORTÂNCIA

Doar sangue é um gesto solidário que salva vida de pessoas que sofreram acidentes e passaram por transfusões, transplantes, cirurgias e outros procedimentos.

Uma bolsa de sangue possui, em média, 450ml. Uma coleta, que leva de oito à doze minutos, pode salvar de três a quatro vidas.

Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, a gerente de relações públicas da Rede Hemosul, Mayra Franceschi, afirmou que doar sangue é um gesto de amor ao próximo.

"A doação de sangue é um gesto solidário, única maneira de salvar vidas quando se precisa de transfusão de sangue. O ato de salvar alguém que você não conhece é uma das maiores demonstrações de amor que o ser humano pode praticar. Doar sangue é um ato de responsabilidade social, um dever do cidadão. Um olhar de preocupação com o outro. É também saber que o mundo gira e amanhã posso ser eu ou um dos meus a precisar", explanou a gerente.

O que precisa para doar sangue?

  • Apresentar documento oficial com foto

  • Responder formulário com dezenas de perguntas a respeito do quadro de saúde

  • Passar por triagem médica - o doador fica em observação e recebe lanche da equipe após a doação de sangue

  • Estar bem alimentado e descansado

Quem pode doar sangue?

  • Pessoas entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais/responsáveis e portar autorização do responsável legal

  • Pessoas com 51kg ou mais

  • O homem pode doar sangue quatro vezes por ano, de dois em dois meses. Já a mulher pode doar sangue três vezes por ano, de três em três meses.

*O período é diferente para a mulher, pois há perda de ferro durante o ciclo menstrual. Com isso, a reposição do estoque de ferro é mais demorada.

Quem não pode doar sangue?

  • Paciente infectado com Covid-19 ou gripe

  • Vacinados recentemente contra Covid-19 ou gripe. Quem tomou a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Quem tomou Coronavac ou a vacina da gripe deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose

  • Grávidas

  • Puérperas

  • Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

  • Pessoas portadoras do vírus da Aids

  • Pessoas portadoras de hepatite B e C

  • Pessoas que possuem determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, etc

  • Pessoas que fazem uso de determinado medicamento ( consultar médico)

  • Pessoas que usam drogas ilícitas

Confira locais e horários para doeção de sangue em Campo Grande:

  • Hemosul Coordenador: Fernando Corrêa da Costa, número 1304, Campo Grande - segunda à sexta-feira das 7h às 17h
  • Hemosul Santa Casa: Rui Barbosa, 3.633, centro, Campo Grande - segunda a sexta-feira, das 7h às 11h
  • Hemosul Hospital Regional: Rua Eng. Lutero Lopes, número 36, Bairro Aero RAncho - segunda à sexta-feira, das 7 às 12h

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).