Cidades

ÁGUA

Campo Grande vence prêmio por redução de perdas de água tratada

Cidade reduz perdas de água de 56% para 19,7% com programa eficaz

Campo Grande é premiada nacionalmente pela redução de perdas de água tratada

A cidade de Campo Grande foi uma das vencedoras do 8º Prêmio Casos de Sucesso, promovido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O prêmio, concedido na segunda-feira (5), reconhece municípios que se destacam em práticas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Graças ao Programa de Redução de Perdas implementado pela Águas Guariroba, a concessionária responsável pelo sistema de água e esgoto da cidade, Campo Grande reduziu seu índice de perdas de 56% para 19,7%, tornando-se a segunda capital com o menor índice de perdas de água do país.

A eficiência operacional foi chave para esses resultados.

A Águas Guariroba modernizou o parque de hidrômetros, substituindo 381,8 mil unidades antigas por novas, e instalou um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), que monitora a rede em tempo real usando o software Takadu.

Outras ações incluem a instalação de 62 válvulas redutoras de pressão (VRP) e 197 sensores na rede para controlar a pressão e reduzir rompimentos. Além disso, 185 macromedidores foram modernizados para controlar e padronizar o consumo de água.

O programa também utiliza a técnica de geofonamento para identificar vazamentos não aparentes no asfalto. Com esse método, aproximadamente 140 vazamentos são detectados mensalmente, com uma assertividade de 66% nas ordens de serviço geradas.

A fiscalização contra fraudes também foi intensificada, com uma média de 3 mil casos identificados por mês. Paralelamente, a Águas Guariroba está renovando redes de água antigas, alinhando-se às obras de infraestrutura da prefeitura.

"Quando assumimos a concessão em Campo Grande, implantamos imediatamente um Programa de Redução de Perdas. Como resultado, a cidade reduziu as perdas de água de 56% em 2006 para 19,7% em 2024, economizando cerca de 43.461.659 metros cúbicos de água por ano", destacou Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.

O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, ressaltou a importância do investimento contínuo em eficiência operacional.

"A estratégia é investir em um sistema de abastecimento cada vez mais moderno e regular, garantindo menor perda de água no trajeto de abastecimento", explicou.

Campo Grande, ao alcançar esses resultados expressivos, demonstra a importância de políticas eficazes e investimentos em tecnologia para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).