Cidades

DOE LEITE, DOE VIDA

Santa Casa tem metade do estoque ideal e apela por doações de leite

Necessidade é de no mínimo 240 litros por mês, enquanto doações não passam de 150 litros

Santa Casa de Campo Grande está com a metade do estoque de leite ideal para amamentar bebês. De acordo com o hospital, 150 litros de leite são coletados por mês, sendo que o ideal é o dobro dessa quantidade.

O consumo diário varia de seis a oito litros. O número é considerado baixo e preocupante para suprir a demanda alimentar de bebês internados no hospital. Com isso, a instituição apela por doações.

Mães, aptas a amamentarem e com sobra de leite, podem doar para outros bebês em que a mãe não produz o líquido suficiente para amamentação.

O leite excedente de uma mãe alimenta bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Quanto mais leite essa mãe extrair, mais leite ela vai produzir, conseguindo assim atender a demanda do seu bebê e ainda conseguindo realizar a doação.

Os requisitos para doar leite são: estar bem de saúde, possuir em mãos exames do pré-natal e ter leite em excesso.

Mães, com sobra de leite, interessadas em doar, podem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite da Santa Casa de Campo Grande através dos números (67) 3322-4174 e (67) 98472-5256.

Para doar, é simples: basta ir ao Banco de Leite Humano da Santa Casa, localizado na rua Eduardo Santos Pereira, número 88, Centro. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira.

As que não têm tempo de ir até o Banco de Leite podem receber a equipe de coleta da Santa Casa em casa. Basta agendar a visita antecipadamente.

“O banco de leite realiza a coleta externa, que contempla todos os bairros da capital. Nós temos o auxílio de um militar bombeiro, que, juntamente com a nossa equipe, se dirige até a residência dessa mãe que deseja ser doadora. Durante a visita, que é previamente agendada, nós fornecemos um kit higiene, além de um vidro esterilizado para que essa mãe possa armazenar o leite. Após chegar no hospital, esse leite passa por um processo de pasteurização e controle microbiológico. Esse processo visa garantir a qualidade e a segurança desse leite que será oferecido para os nossos prematuros que estão internados na UTI neonatal”, explicou a supervisora do Banco de Leite da Santa Casa, Isabela Santana.

Além da Santa Casa, doações de leite humano também podem ser feitas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS), Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e Maternidade Cândido Mariano.

LEITE MATERNO

Um litro de leite materno doado pode amamentar até 10 recém-nascidos, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz. A depender do peso do prematuro, um (1) ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Recém-nascidos mamam, em média, de cinco a sete vezes por dia e bebem de 420 mililitros (ml) a 720ml de leite materno por dia. Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada.

A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança.

A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê. O pediatra é o profissional que deve determinar quantos ml de leite o bebê deverá tomar, bem como a frequência de mamadas ideal para cada um.

IMPORTÂNCIA

De acordo com a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter.

O leite da mãe nutre, alimenta, fortalece e sustenta o bebê. A criança recebe nutrientes e hidratação necessária através da amamentação.

A amamentação auxilia no desenvolvimento físico, mental, cognitivo e emocional da criança.

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e promove vínculo entre a mãe e bebê.

É indicado que mães amamentem seus filhos até dois anos de idade, sendo os primeiros seis meses de vida exclusivos à amamentação. Águas, sucos, chás e alimentos não são indicados para bebês até o sexto mês de vida.

A amamentação é um direito da mãe e da criança garantido por lei, de acordo com o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mães tem direito de amamentarem seus filhos, inclusive as privadas de liberdade. No trabalho ou em casa, também têm direito de amamentar.

“Agosto dourado” é o mês de conscientização e incentivo sobre aleitamento materno. Durante o mês, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) promove diversas campanhas de incetivo, conscientização e importância a respeito do assunto.

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

facções

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Jackson da Rosa Fernandes morreu no mês passado no presídio e a suspeita é de que o crime seja resultado do conflito

06/11/2026 07h45

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).