Cidades

Campo Grande

Choque mata homem que matou PM há 10 anos

Weslei Galvani, de 38 anos, foi apontado como um dos envolvidos na morte do soldado da Polícia Militar Valdir Antunes de Oliveira, durante assalto em 2014

Alanis Netto

10/09/2024 - 08h15

No fim da tarde da última segunda-feira (9), um homem identificado como Weslei Galvani, de 38 anos, morreu em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (BPMChoque/PMMS). Ele foi apontado como um dos responsáveis pela morte do soldado da Polícia Militar Valdir Antunes de Oliveira, de 37 anos, que morreu baleado em um assalto em julho de 2014.

Em nota, o Choque relatou que equipes realizavam rondas na BR-260, em Campo Grande, na altura do trevo da saída para Sidrolândia, devido ao aumento de roubos a motocicletas na região, momento em que a equipe de moto patrulhamento avistou dois homens em uma motocicleta.

Os agentes notaram que o garupa tentava esconder algo na cintura, enquanto cobria o rosto para evitar identificação, o que motivou a abordagem. O piloto do veículo obedeceu a ordem e se deitou no chão. Já o garupa tentou reagir, e foi morto, como descreve o BPMChoque.

"O garupa, no entanto, demorou a obedecer às ordens e, ao se dirigir em direção a uma área de mata, tentou sacar uma arma. Foi ordenado que ele levantasse as mãos, mas ele desconsiderou a ordem e continuou tentando sacar a arma com a intenção de agredir a equipe policial. Diante da ameaça iminente e injusta, foi necessário disparar contra o garupa, atingindo-o", diz nota.

O homem foi desarmado, socorrido e encaminhado ao Hospital Regional, onde foi atendido pelo médico de plantão, que constatou o óbito.

Foi acionada a perícia, juntamente com o delegado e o coordenador do Choque.

Foram apreendidos uma arma taurus 9 milímetros e um carregador contendo 8 cartuchos intactos.

O caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição a intervenção policial e tentativa de homicídio.

Envolvido em morte de PM

Segundo o Batalhão de Choque, Weslei Galvani era um dos três homens envolvidos no assalto que resultou na morte do soldado da Polícia Militar Valdir Antunes de Oliveira, de 37 anos.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado à época, Valdir foi baleado na manhã do dia 23 de julho de 2014, durante um assalto a uma loja de materiais de construção localizada no Jardim Oliveira, em Campo Grande.

Os três rapazes invadiram a loja, que pertencia à família do soldado, e renderam uma funcionária e a esposa do PM, que estava com uma criança de colo. Eles colocaram as vítimas dentro de um banheiro, enquanto pegavam o dinheiro do caixa.

O policial chegou ao local, e foi recebido com um tiro. Os criminosos fugiram, levando R$ 200 em dinheiro, a arma do policial e o celular de um cliente.

Valdir chegou a ser socorrido e foi encaminhado para o Hospital Regional, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

55ª morte em confronto

Mato Grosso do Sul já soma 55 óbitos por intervenção de agentes do Estado em 2024.

As vítimas fatais eram em maioria homens (47), e 7 das vítimas não tiveram o sexo informado. Quanto à idade, a maioria dos óbitos foram de jovens (27) entre 18 e 29 anos; seguida por adultos (18) de 30 a 59 anos; adolescentes (3) de 12 a 17 anos; e um idoso, de idade superior a 60 anos. Do total de registros, seis não informaram a idade da vítima.

O índice deste ano é 32,9% inferior ao registrado nos primeiros oito meses do ano passado, quando 82 pessoas haviam sido mortas pela polícia.

Vale lembrar que o ano de 2023 foi recorde em mortes causadas por agentes de Estado em Mato Grosso do Sul, com 131 mortos de janeiro a dezembro, quantidade 156,8% superior ao registrado em 2022, quando 51 foram mortos.

Em 2023, a maioria dos mortos em confronto com a polícia foram homens (93,8%); com relação a idade, a maioria era jovem (54,9%) de 18 a 29 anos.

Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).

Assine o Correio do Estado.

    

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).