Cidades

RETOMADA

Movimento no aeroporto de Campo Grande volta aos tempos áureos

Crescimento nos primeiros 5 meses em comparação com 2024 foi de 13,6%. Os dados são praticamente iguais aos de 2014, ano com os melhores números no período

Exatas 134.811 pessoas chegaram ou partiram do aeroporto de Campo Grande em maio deste ano, o que é 12% acima dos 120.133 de igual mês do ano passado. Foi o segundo melhor maio da história do aeroporto de Campo Grande, ficando atrás somente de 2014, quando foram quase quatro mil pessoas a mais. 

E o mês de maio está longe de ser uma exceção. Os dados relativos aos cinco primeiros meses do ano mostram que o movimento voltou aos tempo áureos, que ocorreu entre 2012 e 2015. Ao longo dos doze meses de 2012, o melhor ano da história, foram 1,64 milhão de passageiros.

Em 2014, o segundo melhor ano e época em surgiram reclamações de que os aeroportos pareciam rodoviárias, o total chegou a 1,59 milhão. Agora, a tendência é de que estes números sejam superados.

Nos primeiros cinco meses de 2014, segundo dados da Agência Nacional de Aviação (ANAC), os embarques e desembarques somaram 654.691 pessoas. Agora em 2025, esse total alcançou 652.727, uma diferença de apenas duas mil pessoas. 

Depois de 2015, em decorrência da crise política e econômica que acompanhou o processo da cassação da presidente Dilma Roussef, os números começaram a piorar e chegaram ao fundo do poço em 2020, em meio à pandemia, quando o ano fechou com apenas 678,8 mil embarques e desembarques.  

Depois disso, a recuperação tem sido gradual, mas na comparação dos cinco primeiros meses do ano passado com igual período de 2025 ocorreu uma espécie de disparada no movimento, com 78,5 mil pessoas a mais em 2025 do que no ano anterior. O número passou de 574 mil para 652 mil passageiros, o que representa aumento de 13,6%. 

Acima da média

E este fenômeno do crescimento não é exclusivo de Campo Grande, mas aqui a alta é maior que a média brasileira. De janeiro a maio de 2025, foram registrados 51,5 milhões de passageiros nos aeroportos do país. 

O número representa um crescimento de 10% na comparação com os mesmos meses de 2024, de acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre os 51,5 milhões registrados até maio deste ano, 39,9 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos domésticos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 8,3%. Em Campo Grande, esta alta foi quase cinco pontos percentuais maior.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que em 17 de junho acompanhou o lançamento oficial das obras de ampliação do aeroporto de Campo Grande, afirmou que o resultado superou o recorde de 2015.

Para ele, o cenário demonstra a ascensão da aviação brasileira. “Superamos o recorde anterior, de 2015, que havia sido a maior movimentação da história para o período. Isso mostra um fortalecimento da aviação brasileira e mais oportunidades para as pessoas, tanto no turismo de lazer quanto no de negócios”, disse.

Uma das explicações para o aumento no movimento em Campo Grande são algumas grandes obras no interior do Estado, como a construção da fábrica de celulose da Arauco, em Inocência. Quase que diariamente desembarcam operários rumo ao canteiro de obras de R$ 26 bilhões. 

Recorde mensal 

O desempenho positivo também foi notado no recorte mensal – repetindo a melhor performance na série histórica, desde o ano 2000. Apenas no mês de maio, 8,2 milhões de passageiros voaram no mercado doméstico – crescimento de 14% em relação ao mesmo mês de 2024. 

O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, aponta que o resultado demonstra que a aviação civil no país segue em evolução e estimula o apoio e a inovação no setor. 

“Mês a mês, comemoramos o aumento no número de passageiros processados no Brasil. Essa evolução positiva mostra que a aviação civil brasileira segue em crescimento dentro e fora do país, o que nos anima a trabalhar por mais infraestrutura e apoio ao setor”, pontuou Tomé Franca.
 

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).