Cidades

Tempo

Chuva de granizo atinge Bonito após 42 dias de estiagem

O registro foi feito em uma propriedade rural da região. Conforme explicou o Cemtec, a condição de instabilidade da frente fria que avançou sobre o Estado permitiu a formação do granizo

Laura Brasil

28/07/2025 - 15h45

Com 42 dias de estiagem, apesar do baixo volume de chuva, a queda de granizo na tarde desta segunda-feira (28) chamou atenção na Fazenda Diamante, localizada a aproximadamente 17 km de Bonito.

Segundo dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), nas últimas 24 horas choveu 7 mm e, durante a tarde, quando foi registrado o granizo, 0,2 mm.

A condição de instabilidade, com vento e chuva, que atingiu algumas regiões do Estado ocorreu devido  à chegada de uma frente fria vinda da região Sul do país, com umidade suficiente para permitir a formação de granizo em áreas que estavam sob alerta.

A filmagem do granizo atingindo a propriedade rural foi feita pelo morador Jorge, que contou ao Jornal Bonito Informa que o fenômeno durou entre 20 e 25 minutos sem parar, cobrindo todo o gramado.

Veja o vídeo

 

** Crédito do vídeo: Bonito Informa

 

Enquanto a chuva chegou a algumas regiões, conforme dados do Cemtec, em outros municípios como Corumbá a estiagem já dura 49 dias. Em Dourados 42 dias e em Coxim - 34 dias sem chuva.

Em Campo Grande, após são 34 dias de tempo seco prolongado a chuva chegou em torno de 16h15 na reigão central.

Mudança no tempo

Conforme reportagem do Correio do Estado, a semana começou com dois alertas de perigo potencial emitidos pelo Inmet, sendo um de declínio de temperatura e outro para risco de tempestade.

O alerta de declínio de temperatura é válido para 77 municípios do Estado, com exceção de Antônio João e Sete Quedas, e tem vigência até a terça-feira (29). Conforme o Inmet, o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC e há leve risco à saúde.

Já o alerta de tempestade tem vigência até o fim desta segunda-feira. 

Campo Grande não registra chuva há mais de 30 dias. Mesmo com a possibilidade de chuvas fortes no início da semana, a tendência é de estiagem para o próximo mês, pois, de acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), os meses de junho a agosto são considerados os mais secos do ano.

A virada no tempo está associada e à aproximação e ao avanço de uma frente fria, combinada ao transporte de calor e umidade proveniente do norte do País.

Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados favorecem a intensificação das instabilidades.

Com o avanço da frente fria, as temperaturas já começaram a cair nesta segunda-feira, mas o frio mais intenso deve ocorrer entre terça (29) e quarta (30).

Na segunda, as temperaturas devem oscilar entre 13°C e 32°C nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e do pantanal, as mínimas devem variar entre 15°C e 34°C.  Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínima de 17°C e máxima de 35°C.

Em Campo Grande, são previstas mínima de 17°C e máxima de 32°C.

Entre os dias 29 e 30 de julho, com o avanço da massa de ar frio pós-frontal, são esperadas as menores temperaturas do período.

As mínimas deverão variar entre 8°C e 12 °C, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de registros pontuais de 5°C.

Para os próximos dias da semana, a umidade relativa do ar deve voltar a ficar baixa, com índices entre 15% e 30%, caracterizando situação de atenção. 

Diante desse cenário, a orientação é que a população adote medidas preventivas, como umidificar ambientes, ingerir bastante líquidos, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia, e redobrem a atenção quando ao manejo do fogo e atividades que possam gerar faíscas ou chamas.

** Colaborou Glaucea Vaccari 

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).