Cidades

PREVISÃO DO TEMPO

Avanço de frente fria vira o tempo e MS pode ter tempestade nesta semana

É esperado um acúmulo de 30 mm de chuva nas próximas 24 horas nas regiões sul e sudoeste do Estado a partir deste domingo

Karina Varjão

03/08/2025 - 10h00

O avanço de mais uma frente fria provoca mudanças no cenário climático de Mato Grosso do Sul nesta semana. Depois de dias com alerta para a baixa umidade do ar, a previsão de chuvas no Estado chega para dar um alívio. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul (CEMTEC), o avanço de uma frente fria combinado ao intenso transporte de ar quente e úmido, além da movimentação de cavados (regiões de baixa pressão atmosférica) favorece a formação de chuvas sobre a região. 

As áreas previstas para maior concentração de chuva são as regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de rajadas de vento forte em áreas pontuais. São esperados 30 mm acumulados em 24 horas nessas regiões. 

Com a passagem da frente fria, as temperaturas devem ficar mais amenas em MS, especialmente no amanhecer e durante a noite. 

Em Campo Grande, as mínimas previstas para este domingo e segunda-feira ficam entre 16ºC e 20ºC e as máximas podem variar entre 24ºC e 30ºC. 

Em Corumbá, as mínimas variam entre 20ºC e 24ºC, e as máximas podem chegar a 30ºC hoje (3), mas caem para 25ºC nesta segunda-feira (4). 

As menores mínimas poderão ser sentidas nas regiões sul e Grande Dourados, que podem chegar aos 14ºC. 

Na região norte e no bolsão, que engloba Três Lagoas e Paranaíba, o tempo continua abafado e sem previsão de chuvas, com máximas podendo chegar a 32ºC e mínimas de 27ºC. 

Previsão deste domingo (3) em MS
Previsão desta segunda-feira (4) em MS

Baixa umidade

Neste sábado (2), mais da metade do Estado esteve em alerta para os baixos níveis de umidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com quantidade de vapor de água na atmosfera entre 30% e 20%, considerado perigoso para a saúde humana. 

Em cenários como este, a orientação é que a população adote algumas medidas, como a ingestão constante de líquidos, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia, além de atenção redobrada quanto ao manejo de fogo e atividades que possam gerar chamas ou faíscas. 

Na sexta-feira (1º), oito cidades sul-mato-grossenses registraram umidade relativa do ar igual ou abaixo dos 20%, foram os casos de: Sidrolândia, Sonora, Água Clara, Aquidauana, Maracaju, Campo Grande, Costa Rica e Coxim.
 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).